Gabigol é suspenso por dois anos por tentativa de fraude em exame antidoping

Atacante do Flamengo,Gabigol, é suspenso por dois anos por tentativa de fraude em exame antidoping

Gabigol foi suspenso por dois anos devido a uma fraude no exame antidoping. O julgamento, iniciado na semana passada, foi concluído nesta segunda-feira, 25. A Justiça Desportiva Antidopagem deliberou sobre o caso em uma sessão que durou pouco mais de duas horas. A pena terá início em 8 de abril de 2023, data da coleta realizada no CT do clube, e o jogador ficará impossibilitado de jogar até abril de 2025. Há possibilidade de recurso.

O placar do julgamento foi apertado, com 5 votos a favor da punição do atacante e 4 contra. Gabigol foi acusado de violar o artigo 122 do Código Brasileiro Antidopagem, que trata da “fraude ou tentativa de fraude em qualquer parte do processo de controle”. De acordo com o código, a condenação pode resultar em suspensão de até quatro anos.

Durante a defesa, foi apresentado o testemunho do bioquímico L.C. Cameron, convocado para discutir os métodos e técnicas de detecção de doping. O depoimento de Cameron foi questionado pelos advogados de Gabriel, pela Procuradoria do tribunal e pelos auditores. Ele afirmou que, do ponto de vista da colheita do resultado, não houve violação.

A denúncia foi feita em dezembro, e a defesa enviada em 26 de janeiro, dentro do prazo estabelecido. Anexos das imagens da câmera de segurança do CT Ninho do Urubu foram incluídos para corroborar a versão do jogador.

Na primeira sessão do julgamento, realizada em 20 de março, Gabigol prestou depoimento por videoconferência, assim como outras sete testemunhas. O tribunal decidiu encerrar a sessão e retomar os debates nesta segunda-feira, também de forma virtual. Um dos argumentos da defesa destacou que o jogador realizou o exame de sangue, considerado mais eficaz.

Gabigol foi representado pela equipe do advogado Bichara Neto, conhecido por defender Paolo Guerrero em caso de doping na Fifa em 2017. O vice-presidente geral e jurídico do clube, Rodrigo Dunshee, também participou da sessão em defesa do jogador.

Relembre o caso

Gabigol foi acusado de dificultar um exame antidoping, enquadrado no artigo 122 do Código Brasileiro Antidopagem, apesar de ter testado negativo. A denúncia citou atraso na realização do exame, descumprimento de instruções e desrespeito à equipe de coleta. 

O incidente ocorreu em 8 de abril de 2023 no Ninho do Urubu. O processo, conhecido como doping surpresa, foi conduzido pela Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD). Gabigol recebeu a primeira notificação em 30 de maio. 

Rodrigo Dunshee, vice geral e jurídico do Flamengo, inicialmente defendeu o jogador, seguido pela contratação do advogado Bichara Neto pela equipe do Flamengo para representá-lo.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Ex-jogador do Cruzeiro afastado por indisciplina retorna ao Athletic Club na Série B

Ex-jogador do Cruzeiro afastado duas vezes por indisciplina acerta retorno a time da Série
B

Wallisson, de 27 anos, estava atuando no América-MG quando teve dois afastamentos inesperados na
Raposa em 2023. O volante foi afastado por atos indisciplinares em duas ocasiões durante o ano,
causando polêmica e gerando repercussão negativa.

O Athletic Club anunciou a volta de Wallisson ao time, proporcionando ao jogador ex-Cruzeiro a oportunidade de disputar a Série B do Campeonato Brasileiro. O atleta retorna para sua terceira temporada no Esquadrão, mostrando sua determinação em contribuir para o sucesso da equipe. Durante sua passagem pelo Cruzeiro, Wallisson atuou em 2022 e 2024, participando de 21 jogos com a camisa do clube.

Após os afastamentos por questões disciplinares, Wallisson foi negociado em definitivo pelo Cruzeiro, encerrando assim seu ciclo na equipe azul celeste. O volante chegou ao Cruzeiro no final de 2022 e teve a oportunidade de ser titular em partidas do Campeonato Mineiro quando o time era comandado pelo técnico Paulo Pezzolano.

Wallisson teve uma breve passagem pelo América-MG em março deste ano, onde atuou em 20 jogos pelo Coelho. O volante foi emprestado com a maior parte dos direitos econômicos pertencentes ao Athletic, com o Cruzeiro detendo 30% desses direitos. Além disso, Wallisson também teve experiência no Moreirense de Portugal antes de regressar ao futebol brasileiro.

Os problemas disciplinares enfrentados por Wallisson no Cruzeiro foram os motivos de seus afastamentos em março e agosto de 2023. Apesar de não terem sido revelados detalhes sobre o segundo afastamento, é evidente que o jogador teve dificuldades em se manter alinhado com as diretrizes do clube. Sua conduta separada da equipe nessas ocasiões levantou questionamentos sobre sua permanência na equipe.

Com a mudança para o Athletic Club, Wallisson terá a oportunidade de recomeçar e buscar o sucesso em sua carreira. O time de São João del Rei, onde o jogador teve uma passagem em 2022, agora conta com seu talento e dedicação para as competições que enfrentarão em 2025, incluindo o Campeonato Mineiro, a Série B do Brasileiro e a Copa do Brasil.

Para ficar por dentro de mais notícias esportivas, siga o ge Zona da Mata e acompanhe as novidades do mundo esportivo. Não perca nenhum lance nem informação relevante sobre os bastidores do futebol e outros esportes locais e nacionais. Acompanhe o ge nas redes sociais e esteja sempre atualizado com o que acontece no universo esportivo.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp