Quatro pessoas morreram e 27 ficaram feridas após um ataque com mísseis russos atingirem edifícios residenciais e infraestruturas civis na cidade de Odessa, no sul da Ucrânia, na última segunda-feira, 29. Entre os prédios destruídos está o conhecido “Castelo de Harry Potter”.
Além de quatro mortos no momento do ataque, uma pessoa sofreu um derrame devido ao bombardeio. Nesta terça-feira, 30, 23 pessoas continuavam internadas no hospital devido a ferimentos causados pelo ataque e, segundo Oleh Kiper, governador de Odessa, oito feridos estão internados em estado grave, incluindo uma criança de 4 anos.
“Monstros. Bestas. Selvagens. Escória. Não sei mais o que dizer”, disse o prefeito da cidade banhada pelo Mar Negro, Hennadii Trukhanov, em um vídeo publicado no Telegram. “As pessoas vão passear à beira-mar e estão atirando e matando”, afirmou.
Os ataques russos acontecem no momento em que a Ucrânia aguarda suprimentos militares prometidos pelos Estados Unidos e pela Europa. As tropas ucranianas tentam, mesmo desarmadas, resistir os avanços dos russos nos campos de batalhas.
Nesta segunda, o ministério da Defesa da Rússia informou que a aldeia ucraniana de Semenivka foram tomadas por suas tropas. O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, informou que os novos suprimentos ocidentais estão chegando de forma lenta.
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por Diário do Estado (@jornal_diariodoestado)