Press "Enter" to skip to content

Atletas olímpicos e paraolímpicos recebem vacina contra a Covid-19

Nesta sexta-feira, 14, uma ação em seis capitais brasileiras realizou a vacinação contra a Covid-19 de atletas olímpicos e paraolímpicos, assim como a delegação, incluindo equipe técnica e mídia credenciada. As vacinações foram realizadas em: Fortaleza (CE), Belo Horizonte (MG), Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Porto Alegre (RS) e Brasília (DF). Ao todo, serão imunizadas 1.814 pessoas credenciadas pelo Comitê Olímpico Internacional (COI).

Ana Marcela Cunha, campeã mundial de maratona aquática, foi a primeira a ser vacinada no Rio de Janeiro, pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga. “A vacina realmente veio para salvar vidas, ajudar não só aqui no Brasil, lógico, no mundo inteiro. Acho que ter sido a primeira atleta olímpica a ser vacinada é só um marco, só um número, porque os demais atletas, serão mais de 1.800 da delegação brasileira vacinados”, disse a atleta.

A vacinação dos atletas ainda contribuirá para a imunização da população no Brasil. A cada dose usada, serão doadas duas doses para o Sistema Único de Saúde (SUS).

Vacinação

No total, o grupo usará 4.050 doses do imunizante da Pfizer/BioNTech. A escolha do imunizante foi devido aos dias necessários para a vacinação e o tempo de resposta imunológica. Ainda será utilizado, exclusivamente pelo grupo, o intervalo de 21 dias entre as doses será utilizado, conforme recomendações do Ministério da Saúde.

O laboratório Sinovac, responsável pela vacina Coronavac, doará oito mil doses ao Programa Nacional de Imunizações.

Os Jogos Olímpicos acontecem entre 23 de julho e 8 de agosto de 2021. As Paralimpíadas serão realizadas entre 24 de agosto e 5 de setembro.

Foto: Miriam Jeske