Atlético-GO empata com a LDU e se classifica na Copa Sul-Americana

LDU 1x1 Atlético-GO Sul-Americana 2022

No Estádio Casa Blanca, o Atlético-GO soube sofrer, empatou em 1×1 com a LDU e conquistou uma classificação heroica para as oitavas de final da Copa Sul-Americana de 2022. Depois de sair atrás no placar, o Dragão buscou a igualdade e avançou como líder do Grupo F, com uma campanha de quatro vitórias, um empate e uma derrota. O time goiano disputará as oitavas da Sula pela segunda vez em sua história, após fazê-lo em 2012.

LDU 1×1 Atlético-GO

O Atlético-GO sofreu com dois sentimentos negativos no primeiro tempo da partida. Um deles era o nervosismo, proveniente da necessidade de não perder o jogo. O outro era a altitude equatoriana, com a qual times brasileiros não estão acostumados.

Com esse panorama, a LDU foi absoluta. As principais chances de perigo saíram dos pés dos donos da casa, até que a insistência culminou em bola na rede. Na marca dos 28 minutos, Hoyos recebeu dentro da área, em diagonal, e encheu o pé para acertar o ângulo e marcar o gol inaugural em Quito.

A derrota parcial motivou o técnico Jorginho a mudar duas peças no setor ofensivo, promovendo as entradas de Churín e Airton. A estratégia funcionou até certo ponto, com o Dragão chegando mais ao ataque, mas não foi o suficiente para que os goianos empatassem a peleja.

Na segunda etapa, a história foi diferente. O Atlético-GO voltou a campo com uma postura mais agressiva e quase igualou as ações em finalização de Airton e trapalhada do lateral esquerdo Ayala. Airton ainda teve outra chance, e Jefferson também passou perto de conferir para o rubro-negro.

Assim como no primeiro tempo, para a LDU, a insistência do Dragão rendeu frutos. Aos 19 minutos, Jorginho cobrou escanteio e o volante Gabriel Baralhas, que havia entrado no intervalo, desviou de cabeça para superar o goleiro Falcón.

A partir dali, a missão do Atlético-GO era segurar o resultado no Estádio Casa Blanca. A LDU martelou até o fim. No último minuto, Nnachi cabeceou e Hayner tirou em cima da linha. Ela não entrou e, desta forma, o Dragão conquistou a classificação para as oitavas da Sul-Americana. A definição do próximo adversário será por sorteio.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Atlético-GO rebaixado pela quarta vez: planeja retorno à elite em 2026.

O Atlético-GO, agora rebaixado pela quarta vez desde 2012, não conseguiu escapar da queda na atual edição do Campeonato Brasileiro. O time goiano, que ocupava a última colocação desde o início da competição, viu suas chances de permanência na Série A se extinguirem após a derrota para o Palmeiras. Mesmo que vença os últimos três jogos da temporada, o Dragão não conseguirá evitar a segunda divisão.

Este último rebaixamento marca o quarto na trajetória do Atlético-GO desde 2010, quando disputou a Série A pela primeira vez no modelo atual do campeonato. As quedas anteriores ocorreram nos anos de 2012, 2017 e 2022, reforçando a instabilidade do clube no cenário nacional. Apesar do título goiano conquistado recentemente, o desempenho no Brasileirão não foi capaz de assegurar a permanência na elite do futebol brasileiro.

A temporada de 2024 foi desafiadora para o Atlético-GO, que somou apenas seis vitórias, oito empates e 21 derrotas em 35 jogos no Campeonato Brasileiro. A sequência de 15 vitórias, recorde histórico do clube, no início do ano não se refletiu na competição nacional. Com o rebaixamento confirmado, o presidente Adson Batista já havia reconhecido a situação e destacou a importância de avaliar o elenco visando o próximo ano.

Para 2026, o Atlético-GO planeja disputar três competições: o Campeonato Goiano, a Copa do Brasil e a Série B do Brasileirão. Com o objetivo claro de retornar à elite do futebol nacional, a equipe goiana trabalhará para reforçar o elenco e garantir uma campanha sólida na Série B. Apesar do momento difícil, a expectativa é de reconstrução e busca por novas conquistas no cenário esportivo.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp