Acabou a jornada rubro-negra no Campeonato Brasileiro Sub-20 de 2021. Pela 19ª e última rodada da primeira fase da competição nacional, o Atlético-GO sofreu uma goleada de 6×0 perante o Atlético-MG e se despediu melancolicamente do torneio. Em sua campanha, o Dragão conseguiu apenas 12 pontos e ficou na última colocação da tabela de classificação.
A trajetória atleticana no Brasileirão Sub-20 começou de maneira promissora, com a equipe empatando em 1×1 com o Palmeiras. Durante a partida, inclusive, o Atlético-GO ficou com a vantagem no placar na maior parte do tempo, mas acabou levando o empate nos minutos finais. Entretanto, os goianos acabaram não se mantendo ao longo do campeonato. No total, o time acumulou três vitórias, três empates e 13 derrotas, firmando 12 pontos e terminando a competição na lanterna, com um aproveitamento de 21,1%.
A despedida do Atlético-GO foi bastante melancólica. Com gols de Júlio César (duas vezes), Rubens (duas vezes), Ruan e Pablo Ruan, o xará mineiro aplicou 6×0 no CT das Alterosas, em Belo Horizonte. Desta forma, o Dragão acabou ficando pelo caminho, passando muito longe de conseguir uma classificação para as quartas de final.
Próxima fase
A 19ª rodada do Brasileirão Sub-20 ainda não foi concluída por completo. Neste domingo (10), houve o confronto entre Atléticos e um empate em 1×1 entre Fortaleza x Bahia. Os demais jogos estão marcados para esta terça-feira (12), todos na faixa das 15h15. De acordo com o regulamento do campeonato, apenas os oito melhores times avançam para o mata-mata. Neste momento, estão se classificando Atlético-MG, Flamengo, Palmeiras, São Paulo, Athletico, Botafogo, Fluminense e Internacional.
Três vagas ainda estão em aberto. Cruzeiro, Vasco, Corinthians e Grêmio, nesta ordem, seguem brigando por um espaço e vão jogar a vida nesta semana. Nas quartas de final, o sistema olímpico será adotado, ou seja, primeiro colocado contra o oitavo, segundo contra sétimo, terceiro contra sexto e quarto contra quinto.