A taça do Goianão 2022 tem nome e sobrenome. Na Serrinha, o Atlético derrotou o Goiás por 3×1 e faturou o título do Campeonato Goiano. Desta forma, os atleticanos sacramentaram a conquista após vencerem os dois jogos, sendo que na ida o resultado ficou 1×0 para o rubro-negro. O Dragão alcançou a marca de 16 títulos estaduais, ultrapassando o Vila e isolando-se como o segundo maior ganhador. O dono de mais títulos ainda é o Goiás, com 28.
Primeiro tempo
Apesar do agregado, a atmosfera era favorável ao Goiás. A torcida esmeraldina esgotou os ingressos disponíveis e transformou o Estádio Hailé Pinheiro em um caldeirão. O time da casa tratou de fazer jus à energia e, logo no primeiro minuto, Diego teve uma oportunidade. Porém, sua finalização saiu por cima.
O Dragão não podia deixar os rivais crescerem na partida. Por isso, Wellington Rato exigiu intervenção de Tadeu na sequência. Os minutos foram passando. Em jogada ensaiada de escanteio, Danilo Barcelos bateu de primeira e Luan Polli defendeu em dois tempos. Wellington Rato respondeu com boa tabela dentro da área, mas adiantou demais.
O lance seguinte de perigo foi também do rubro-negro. Em cobrança de falta, na marca dos 16, Shaylon escorregou na hora do chute, mas ainda assim a bola passou com perigo à direita da meta.
Aos 30, o Verdão abriu o placar. Após cobrança de escanteio de Elvis, Nicolas cabeceou com precisão para balançar as redes em Goiânia. Naquele momento, estava tudo igual na soma dos confrontos. Se terminasse daquela forma, o título seria decidido nos pênaltis.
Antes mesmo do intervalo, Dudu recebeu lançamento longo e cruzou rasteiro, na medida, para Shaylon chegar batendo, deslocar Tadeu e empatar o duelo. No entanto, o VAR trabalhou e anulou o gol do Atlético por impedimento. Com esse panorama, o primeiro tempo acabou.
Campeão do Goianão 2022
Na segunda etapa, o Dragão voltou com tudo para conquistar o Goianão. Em um espaço quatro minutos, os visitantes viraram o placar. Depois de jogada com Shaylon, Marlon Freitas dominou, passou por Albano e emendou de primeira. A redonda foi parar no ângulo, configurando um verdadeiro golaço para os atleticanos.
E tinha mais. Shaylon novamente ocupou o posto de garçom e serviu Wellington Rato, que invadiu a área e tocou de cavadinha por cima de Tadeu para carimbar o segundo do rubro-negro. Naquele momento, a situação ficou crítica para o Goiás. Para ter uma chance, a equipe precisaria marcar dois gols a fim de forçar as penalidades.
Naturalmente, aquilo desanimou o esmeraldino. Aproveitando-se disso, o Atlético tratou de castigar ainda mais os adversários. Aos 21 minutos, Shaylon recebeu de Wellington Rato, driblou Tadeu e completou para o gol quase na linha de fundo, anotando mais um golaço.
Dali para frente, o Goiás não tinha mais forças para reagir, e o Atlético não fez forças para atacar. Com o apito final, os jogadores do Dragão puderam comemorar o título do Goianão em plena Serrinha. Veja todos os lances por aqui.