Press "Enter" to skip to content

Avião com 379 passageiros bate contra aeronave e pega fogo no Japão

Última atualização 02/01/2024 | 11:51

Um avião da Japan Airlines com 367 passageiros e 12 tripulantes pegou fogo após bater contra uma aeronave da Guarda Costeira do Japão nesta terça-feira, 2, na pista de pouso do aeroporto internacional de Haneda, em Tóquio. Cerca de cinco tripulantes da Guarda Costeira morreram e outros 17 passageiros da Japan Airlines ficaram feridos.

A explosão foi filmada por câmeras de segurança do aeroporto e divulgadas pela TV pública japonesa NHK. Nas imagens é possível ver o momento da colisão, que ocorreu quando a aeronave da Japan Airlines trafegava na pista de Pouso e atingiu o avião da Guarda Costeira que estava parado.

Em nota à imprensa, a Guarda Costeira informou que o piloto da aeronave conseguiu escapar e está internado em um hospital de Tóquio em estado grave. Já a Japan Airlines disse que todas as 379 pessoas que estavam a bordo do avião foram retiradas antes que o veículo aéreo fosse consumido pelas chamas. Ao menos 17 passageiros foram levados a um hospital da região, mas não há notícias sobre o estado de saúde deles.

Terremotos

A colisão entre as aeronaves ocorreu um dia após cidades na costa do país oriental ser atingido por um terremoto de magnitude 7,6 e alertas de “grandes tsunamis” serem disparados. Segundo noticiários japoneses, ao menos 48 pessoas morreram durante os abalos cismáticos e buscas ainda estavam sendo feitas pelas cidades atingidas.

Segundo a Guarda Costeira, a aeronave que colidiu com a da Japan Airlines estava na pista para decolar em direção à base militar de Niigata, na costa do país, para levar ajuda às cidades atingidas pelo terremoto.