Press "Enter" to skip to content

Avião militar com prisioneiros ucranianos cai na fronteira da Rússia

Última atualização 24/01/2024 | 11:31

Um avião militar russo com 74 passageiros, entre eles 65 prisioneiros ucranianos, caiu em Belgorod, cidade russa perto da Ucrânia. O Ministério da Defesa russo foi quem confirmou a informação, acusando ainda a Ucrânia de ser responsável pela queda da aeronave. O acidente ocorreu nesta quarta-feira, 24.

O órgão considerou a queda como um “ato de barbárie”. Até o momento, Kiev não se manifestou sobre o acidente ocorrido.

A aeronave levava, além dos ucranianos, seis membros da tribulação e outras três pessoas ainda não identificadas. O governador de Belgorod, Vyacheslav Gladkov, confirmou que todos os passageiros a bordo da aeronave morreram após a queda, que ocasionou em uma explosão, e ocorreu, segundo o deputado Andrei Kartaplov, por conta de lançamentos de mísseis.

O Ministério da Defesa afirmou ainda que os ucranianos que estavam no avião seriam levados até a fronteira entre os dois países. Sendo assim, seriam trocados por prisioneiros russos detidos na Ucrânia.

A imprensa russa afirmou que outro avião que também levava ucranianos para a mesma troca de presos conseguiu desviar da rota e seguiu voo até a fronteira.

Ucrânia X Rússia

A guerra entre a Ucrânia e Rússia já dura quase dois anos, depois que Moscou invadiu o país vizinho. As tropas russas têm bombardeados alvos civis em grandes cidades ucranianas desde o fim de dezembro.

Tropas de Moscou chegaram a realizar um dos maiores ataques coordenados à Ucrânia, atingindo civis em locais diversos, como uma maternidade.