Press "Enter" to skip to content

Vereador detona granadas em reunião transmitida pelo Facebook na Ucrânia

Última atualização 15/12/2023 | 15:55

Na Ucrânia, um vereador detonou granadas durante uma reunião do conselho municipal, deixando 26 pessoas feridas, seis em estado grave segundo a Polícia Nacional Ucraniana. O caso ocorreu na manhã de sexta-feira, 15, na sede da Câmara Municipal de Keretsky, na região ocidental de Transcarpátia. As informações são do site da BBC.

VEJA VIDEO

A polícia ainda não comentou sobre um possível motivo para o ataque. A reunião estava sendo transmitida ao vivo no Facebook quando o ataque aconteceu. Os conselheiros estavam realizando uma discussão acalorada sobre o orçamento para 2024, os resultados financeiros deste ano e votando sobre a concessão de um bônus ao chefe do conselho.

Cerca de 90 minutos após o início da reunião, o vídeo mostra um dos conselheiros gritando, protestando contra o orçamento. O homem, vestindo um casaco escuro, deixa a sala, levando outro homem consigo. Minutos depois, ele retorna e fica em frente à porta. Pouco depois, retira várias granadas dos bolsos do casaco.

Ele tenta brevemente chamar a atenção das pessoas, dizendo “Posso, posso?”, antes de lançar as granadas no meio da sala. Momentos depois, elas explodem. “Como resultado, 26 pessoas ficaram feridas, seis das quais em estado grave”, afirmou o comunicado da polícia, acrescentando que os médicos estavam tentando ressuscitar o homem que lançou as granadas.

Keretsky é uma vila com cerca de 4.000 habitantes, não muito longe da fronteira húngara. Não houve mais atualizações sobre sua condição desde então. Muitos ucranianos têm acesso a armas devido à guerra com a Rússia, mas ainda não há evidências de que o ataque esteja relacionado ao conflito. A polícia ucraniana afirma que o Serviço de Segurança SBU investigará o incidente como um “ataque terrorista”.