Um episódio pouco comum e angustiante para quem vê de fora foi registrado nesta segunda-feira, 27, no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo. Um avião da Azul só conseguiu decolar quase no fim da pista. O fato foi captado por uma câmera do canal no Youtube “Golf Oscar Romeo“, especializado em transmissões ao vivo de voos em Congonhas.
Veja o vídeo:
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por Diário do Estado (@jornal_diariodoestado)
A aeronave, um modelo Embraer ERJ-190, partiu para o Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, às 16h35, segundo dados do site FlightRadar24. O momento da decolagem, entretanto, gerou preocupação ao público, já que o avião utilizou quase toda a extensão da pista e chegou a realizar um sobrevoo baixo sobre o sistema EMAS (Engineered Material Arresting System) – um conjunto de materiais projetados para deter aeronaves em caso de emergência.
O sistema EMAS consiste em uma estrutura de blocos de concreto que deformam-se para desacelerar e conter o deslocamento da aeronave em situações de emergência. Esta área de escape foi entregue pelo Ministério da Infraestrutura em março de 2022.
A Azul emitiu uma nota afirmando que está apurando o ocorrido e ressaltou que o voo seguiu para o destino sem intercorrências. A empresa também assegurou operar de acordo com os padrões nacionais e internacionais de segurança.
A investigação sobre o incidente está em andamento e aguarda-se retorno da Força Aérea Brasileira (FAB) para saber se será aberta uma apuração pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos.