O Banco Central (BC) passou a bloquear, a partir deste sábado, 4, chaves Pix associadas a golpes e fraudes. A medida, discutida no Fórum Pix — grupo que reúne representantes do sistema financeiro e da sociedade civil —, tem como objetivo reforçar a segurança do sistema de pagamentos instantâneos.
Segundo o BC, instituições financeiras poderão marcar o CPF ou CNPJ e a chave Pix de usuários envolvidos em casos suspeitos de fraude. Quando uma chave vinculada a um desses perfis for consultada, o sistema do BC apresentará um erro, impedindo a conclusão da transferência.
Além disso, o Banco Central lançou nesta semana o botão de contestação, uma nova funcionalidade do Mecanismo Especial de Devolução (MED). A ferramenta permite que o usuário conteste uma transação de forma totalmente digital, sem necessidade de contato com atendentes.
Atualmente, a devolução de valores só é possível a partir da conta de origem da fraude — o que dificulta a recuperação dos recursos, já que os golpistas costumam transferi-los rapidamente para outras contas. O novo botão busca agilizar esse processo, embora não se aplique a casos de erro ou arrependimento do usuário, conforme destacou o BC.