Bolsonaristas são multados por infringir lei durante recepção a Jair em aeroporto

aeroporto

Os bolsonaristas que desrespeitaram leis de trânsito para recepcionar o ex-presidente Jair no aeroporto internacional de Brasília em 30 de março foram notificados pelas autoridades locais. A chegada do político ao País após três meses nos Estados Unidos exigiu um esquema de segurança para não repetir os atos antidemocráticos de 8 de janeiro deste ano. Na operação, os agentes identificaram as infrações. 

 

Parte dos apoiadores estacionou os veículos na lateral da pista de saída do aeroporto, o que causou lentidão no trânsito das imediações. A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) e o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran) multaram 107 motoristas e rebocaram 19 carros ao depósito da instituição. Parte da estratégia era facilitar o fluxo na região e no terminal aeroportuário para evitar confusão.

 

A expectativa do público era a de que Bolsonaro aparecesse e os cumprimentasse, mas a Polícia Federal (PF) impediu por medida de segurança. Ele desembarcou, saiu por uma porta alternativa do aeroporto e seguiu para a sede do Partido Liberal (PL), ao qual é filiado, onde recebeu uma festa de recepção. O ex-presidente surgiu rapidamente em uma janela do prédio e acenou aos poucos eleitores que estavam na parte externa do local. 

Presente das Arábias

No dia anterior ao comparecimento ao local, a defesa de Bolsonaro informou ter devolvido a terceira caixa de joias recebida da Arábia Saudita em 2019. Os objetos avaliados em R$ 500 mil foram entregues à Caixa Econômica Federal. A decisão atendeu a uma determinação do Tribunal de Contas da União (TCU).

Estimada em R$ 16,5 milhões, a primeira caixa, com colar, anel, par de brincos e relógio de diamantes, foi retida pela Receita Federal, no Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos em 2021. Os artigos estavam na mochila de um assessor do então ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, que retornava de uma viagem à Arábia Saudita. 

Na ocasião, o assessor e o ministro não declararam os objetos na Alfândega, conforme prevê a legislação. Albuquerque disse, à época, que as joias eram um presente para a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Feriados nacionais de 2025: confira o calendário completo

O ano de 2025 está chegando, trazendo 11 feriados nacionais no calendário. Desses, pelo menos seis cairão em dias úteis, representando oportunidades de descanso prolongado para muitos brasileiros.

O primeiro feriado nacional do ano será o de Confraternização Universal, celebrado em 1º de janeiro, uma quarta-feira. Já o Carnaval, apesar de ser considerado feriado no estado do Rio de Janeiro, não tem status de feriado nacional.

Uma novidade recente no calendário é o Dia de Zumbi e da Consciência Negra, comemorado pela primeira vez como feriado nacional em 2024. A data, que já era feriado em algumas localidades, passou a valer em todo o país após aprovação de uma lei pelo Congresso em 2023.

Vale lembrar que o calendário a seguir abrange apenas os feriados nacionais, não incluindo feriados estaduais, municipais ou pontos facultativos previstos para 2025.

Confira os feriados nacionais de 2025:

Janeiro

  • 1º de janeiro (quarta-feira): Confraternização Universal

Abril

  • 18 de abril (sexta-feira): Sexta-feira Santa
  • 20 de abril (domingo): Páscoa
  • 21 de abril (segunda-feira): Tiradentes

Maio

  • 1º de maio (quinta-feira): Dia do Trabalho

Setembro

  • 7 de setembro (domingo): Independência do Brasil

Outubro

  • 12 de outubro (domingo): Nossa Senhora Aparecida

Novembro

  • 2 de novembro (domingo): Finados
  • 15 de novembro (sábado): Proclamação da República
  • 20 de novembro (quinta-feira): Dia de Zumbi e da Consciência Negra

Dezembro

  • 25 de dezembro (quinta-feira): Natal

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp