Press "Enter" to skip to content

Bolsonaro assina decreto para fim do horário de verão

O presidente Jair Bolsonaro, assinou na última sexta-feira (26), o decreto que encerra com o horário de verão em todo o território brasileiro. A medida foi tomada durante solenidade no Palácio do Planalto, reunindo autoridades como o vice-presidente Hamilton Mourão, o ministro chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, e o minstro de Minas e Energia, Bento Alburqueque.

Durante seu discurso, Bolsonaro afirmou que o governo está aberto para receber sugestões que possam ser implantadas através de decreto, reconhecendo a “dificuldade” de aprovar alguma lei no Congresso. “Muito difícil, quase como ganhar na mega sena. Um decreto tem um poder enorme como esse criado agora”.

O horário de verão foi adotado no Brasil pela primeira vez em 1931, com a finalidade de economizar energia e aproveitar o maior período de luz solar durante os meses mais quentes do ano. Em 2008 o horário passou a ser permanente em quase todos os territórios brasileiros.

De acordo com o presidente, a decisão em acabar com o horário de verão, foi tomada após estudos que mostraram não haver mais motivos para adiantar o relógio, em função das mudanças no consumo de energia que ocorreram nos últimos anos.