Na tarde desta sexta-feira, 07, após o evento que liberou o tráfego na ponte sobre o Rio Madeira, na BR-364, no Distrito de Abunã, em Rondônia, o presidente Jair Bolsonaro apareceu andando de moto sem capacete ao lado do empresário Luciano Hang e o ministro de Infraestrutura, Tarcísio de Freitas.
O presidente compartilhou o momento em seu Twitter e reclamou da imprensa. “Só assim para a mídia falar da Ponte Abunã, antigo anseio do povo do Acre e de Rondônia que concluímos e inauguramos num período de extrema adversidade após quase uma década de espera. Nem parece o Brasil de alguns anos atrás, quando a corrupção guiava a nossa infraestrutura”, publicou.
Mesmo sendo uma infração gravíssima dirigir e transportar passageiro de moto sem capacete, de acordo com o que consta no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), Bolsonaro não cometeu a infração devido a via ainda não estar aberta à circulação.
Conforme o artigo 1º do CTB, as regras só podem ser aplicadas em “vias terrestres do território nacional, abertas à circulação”.