A pronta ação de um bombeiro salvou a vida de um bebê em Iporá, sudoeste do Estado. O caso correu na manhã desta segunda-feira, 18, e o atendimento foi registrado por uma câmera de segurança.
Por volta das 10h30, um casal desesperado procurou ajuda no quartel da 13ª Companhia Independente de Bombeiros Militar (CIBM) do município. O filho do casal, uma criança com aproximadamente 4 a 6 meses de idade, estava engasgado com suas próprias secreções, o que ocasionou uma obstrução das vias aéreas.
O 3º Sargento Marcos, que estava no pátio no momento, foi o primeiro a perceber a situação crítica e agiu imediatamente. Sem hesitação, ele se lançou para socorrer a criança. Utilizando as técnicas de tapotagem, o sargento conseguiu desobstruir as vias aéreas do bebê, permitindo que ele retomasse a respiração normal.
A técnica de tapotagem é utilizada para auxiliar na mobilização da secreção nos pulmões. Ela pode ser realizada com a mão posicionada em formato de concha ou com um bico de mamadeira (bebês).
A tapotagem deve ser realizada no tórax da criança, na parte da frente do tórax, lateral e nas costas. Pode- se realizar a tapotagem associada com a drenagem postural modificada, ou seja, em cada postura da drenagem.
Veja vídeo em que a criança é salva pelo bombeiro:
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por Diário do Estado (@jornal_diariodoestado)