BR-153 é parcialmente interditada após inicio de obras, em Aparecida de Goiânia

O motorista que trafega pela BR-153 precisa ficar atendo ao passar pelo KM 508, devido ao bloqueio parcial da pista, próximo a Pepsico Mabel. O desvio que começou deve durar cerca de 60 dias, está sendo realizado pela Avenida Odorico Neri e as ruas Manoel Cabral e Maria Conceição das Dores, na Vila Maria, segundo a segundo a Secretaria de Infraestrutura e Trânsito de Aparecida de Goiânia.

A intervenção realizada pela concessionária Triunfo Concebra (empresa responsável pela manutenção da rodovia), será para construir uma ponte no trecho onde a pista cedeu sobre o Córrego Santo Antônio.

Segundo o secretário executivo de Mobilidade e Trânsito de Aparecida (SMTA), Sérgio Carvalho, o motorista que vem no sentido Goiânia/Aparecida pela BR-153 terá o acesso da Avenida Odorico Neri como rota alternativa para veículos leves e pesados. Ainda de acordo com o secretário, o intervalo de cerca de 130 metros, paralelo a BR-153, será pavimentado para facilitar o desvio.

“O condutor vai passar pelo Eixo-Norte Sul 03 e na altura do Espaço Goiás vai entrar naquele contorno que dá acesso ao Anel Viário para depois entrar na BR de volta. A Rua Manoel Cabral será sinalizada no sentido único Aparecida/Goiânia, enquanto a Rua Maria Conceição das Dores será mão única no sentido Goiânia/Aparecida. Essas duas vias, próximo a empresa Rápido 900, vão colaborar com o desvio para veículos leves, evitando congestionamentos”, disse.

Desvios

Além do desvio na Vila Maria pelo Eixo Norte Sul 3, a prefeitura de Aparecida destaca ainda o Eixo Norte-Sul 1 como rota alternativa para quem trafega no sentido Aparecida/Goiânia. Os caminhos podem ser usados para facilitar o deslocamento, bem como evitar congestionamentos e situações adversas no trecho interditado, para que as obras sejam concluídas com mais rapidez.

 

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Bilhete de ônibus na capital paulista sobe para R$ 5 em janeiro

A prefeitura de São Paulo fechou em R$ 5,00 a tarifa básica dos ônibus da capital. O valor, que teve 13,6% de reajuste, passará a ser cobrado no dia 6 de janeiro.

O preço atualizado do bilhete seguirá para a Câmara Municipal dos Vereadores, conforme estabelece a legislação. Em nota, a prefeitura lembrou que todas as gratuidades existentes continuam mantidas, assim como a integração do passageiro em até quatro ônibus dentro de um período de três horas.

A gestão municipal já havia antecipado nesta quinta-feira, 26, mais cedo, que o preço da passagem deveria ficar entre R$ 5,00 e R$ 5,20. A definição ocorreu após reunião de representantes da prefeitura e da São Paulo Transporte (SPTrans).

Em conferência pública que reuniu membros do Conselho Municipal de Trânsito e Transporte (CMTT), transmitida pela internet, durante a manhã, a superintendente de Receita e Remuneração da SPTrans, Andréa Compri, afirmou que o aumento se justifica porque os valores praticados atualmente equivalem aos de 2019. Destacou ainda, em sua apresentação, junto a outros registros do sistema de transporte, que o custo para mantê-lo este ano foi de aproximadamente R$ 1 bilhão.

Entre os argumentos usados pela SPTrans para convencer sobre a necessidade do reajuste, está a parcela de usuários beneficiados pela gratuidade. De 2019 a 2024, os pagantes equivalem sempre a, pelo menos, metade dos passageiros. Este ano, foram 50%, enquanto os passageiros que têm gratuidade formavam uma parcela de 28% e os de transferências ônibus-ônibus, sem acréscimo tarifário, respondiam por 22%.

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