Brasil cai 10 posições no ranking de percepção de corrupção

Brasil cai 10 posições no ranking de percepção de corrupção

O Brasil caiu dez posições no Índice de Percepção da Corrupção (IPC) de 2023, ficando na posição 104ª. A entidade Transparência Internacional divulgou os dados nesta terça-feira, 30.

No ranking, o Brasil ficou na mesma pontuação da Argélia, da Sérvia e da Ucrânia. Já em relação aos países das Américas, o país se encontra atrás de Uruguai (76 pontos), Chile (66 pontos), Cuba (42 pontos) e Argentina (37 pontos).

O Brasil ficou ainda com dois pontos a menos do que no ano anterior, em 2022, abaixo da média global, que está em 43 pontos. Essa é a segunda pior pontuação recebida pelo País desde que o índice começou a ser calculado. Em 2018 e 2019, o Brasil recebeu apenas 35 pontos.

Outros países

A maior pontuação ficou com a Dinamarca (90), que garantiu o primeiro lugar. Além disso, Finlândia (87 pontos), Nova Zelândia (85 pontos), Noruega (84 pontos) e Cingapura (83 pontos) completaram os primeiros lugares no índice.

As menores pontuações ficaram com os países de Iêmen (16 pontos), Venezuela (23 pontos), Síria (13 pontos), bem como Sudão do Sul (13 pontos) e Somália (11 pontos).

Índice

Especialistas e empresários são os responsáveis pela pesquisa do IPC, que enxerga a integridade do setor público de 180 países. A nova vai de zero a 100, onde zero significa “altamente corrupto” e 100 significa “muito íntegro”. Dados relevam que a melhor posição no ranking, menos o país é considerado corrupto.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Manutenção deixará 125 bairros de Goiânia e Aparecida sem água neste fim de semana

A Saneago anunciou uma manutenção programada que afetará o abastecimento de água em 125 bairros de Goiânia e Aparecida de Goiânia neste sábado, 23. A interrupção ocorrerá das 4h às 17h para a interligação de uma adutora que conecta o Booster Vila Adélia ao Centro de Reservação Atlântico. A previsão é que o fornecimento de água seja normalizado até a noite de domingo, 24.

A empresa informou que a intervenção faz parte de um projeto para duplicar a tubulação, reforçando o sistema de abastecimento das regiões impactadas. Durante o período, a Saneago pede que os moradores usem suas reservas de água de forma consciente, evitando desperdícios.

Bairros afetados
Em Goiânia, localidades como Jardim Europa, Residencial Alphaville, Buriti Sereno, Jardim Itaipu e Loteamento Celina Park serão impactadas. Já em Aparecida, bairros como Cidade Vera Cruz, Residencial Village Santa Rita, Jardim Helvécia e Garavelo também estarão na lista de áreas com interrupção no abastecimento.

A intervenção é necessária para melhorar a infraestrutura da rede de distribuição de água, mas a Saneago reforça que os moradores devem estar atentos para evitar o consumo excessivo durante a manutenção.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos