Press "Enter" to skip to content

Brasileira é vítima de xenofobia em aeroporto de Portugal: “vai para a sua terra”

Última atualização 07/11/2023 | 10:52

Uma brasileira foi vítima de xenofobia enquanto esperava por um voo no aeroporto de Porto, em Portugal. O preconceito foi cometido por uma mulher portuguesa e filmado pela própria vítima, que posteriormente usou as imagens para denunciar o caso ao jornal “Gazeta Bragantina”.

Ao jornal, a brasileira contou que estava aguardando um voo para Barcelona, na Espanha, quando a mala de uma amiga da portuguesa caiu sobre o seu pé. Ela teria reagido instantaneamente, dizendo “Ai, doeu”, e logo a portuguesa passou a xingá-la. A mulher teria dito para a vítima que ela “não era bem-vinda” em Portugal e que deveria “voltar para a sua terra”.

“Você pode filmar o que você quiser. Você pode por na internet. Olha aqui a minha carinha”, disse a agressora, dando tapas na própria bochecha. “Sua porca! Vai para a sua terra, sua porca. Sou portuguesa de raça. Você, que é brasileira, vai para a sua terra”, completou.

Durante os ataques, a brasileira prometeu que irá processar a portuguesa, que é afastada do local por outra pessoa. A vítima chegou a chamar a segurança do aeroporto, mas a mulher não parou de ofendê-la e chegou a afirmar que os brasileiros “estão invadindo Portugal”. Ela aproveita ainda para xingar a população do país sul-americano de “raça de filhos da p*ta”.

A brasileira, que possui cidadania italiana, mora na Europa há 7 anos e vive atualmente em Barcelona. Ela relatou nunca ter vivenciado algo parecido e que irá tomar providências contra a mulher. “Pretendo tomar providências para que isso não volte a acontecer, não apenas comigo, mas com todos os brasileiros que vivem e trabalham aqui”, afirmou.