Press "Enter" to skip to content

Brasileiros terão isenção de visto para viagens de turismo no Japão

Última atualização 12/08/2023 | 12:08

Os brasileiros terão isenção de visto para viagens de turismo ao Japão a partir do dia 30 de setembro. A decisão foi divulgada pelo Itamaraty, o Ministério de Relações Exteriores, que anunciou que japoneses também terão isenção em visto para visita ao Brasil. A isenção será por até 90 dias.

O governo brasileiro diz que o acordo “decorre do anúncio do primeiro-ministro Fumio Kishida, por ocasião da visita do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao Japão em maio passado”. O benefício concedido pelo governo japonês, diz o MRE, “permitiu ao governo brasileiro adotar a mesma medida para cidadãos japoneses, em consonância com o padrão da política migratória brasileira, alicerçada nos princípios da reciprocidade e da igualdade de tratamento entre os Estados”.

Em nota, o MRE informou que a liberação terá validade inicial de três anos e passa a vigorar a partir de 30 de setembro de 2023.

Isenção

Durante o governo de Jair Bolsonaro, o Brasil concedeu isenção de visto para cidadãos de Austrália, Canadá, Estados Unidos e Japão em vista ao país. No entanto, o atual governo de Luiz Inácio Lula da Silva indicou que poderia reverter a medida caso não houvesse reciprocidade de tratamento aos brasileiros nos outros países.

Sem medidas semelhantes da Austrália, Canadá e EUA, o Brasil voltará a exigir vistos de turistas desses três países a partir de 1º de outubro. A exigência foi oficializada em maio no Diário Oficial.