Press "Enter" to skip to content

Caiado relembra eleição presidencial de 1989 em lançamento de livro de Fernando Mitre

Última atualização 29/11/2023 | 09:37

O jornalista Fernando Mitre lançou, nesta terça-feira (28/11), na Universidade de Brasília (UnB), o livro “Debate na veia: Nos bastidores da tevê, a democracia no centro do jogo”. Na obra, ele retrata os debates eleitorais que vivenciou como diretor de jornalismo da TV Bandeirantes, a partir da eleição presidencial de 1989. Convidado para o lançamento da publicação, o governador Ronaldo Caiado relembrou a participação histórica na primeira eleição direta do país após 29 anos que, segundo ele, “marcou a consolidação da democracia no Brasil”.

Ao reencontrar Mitre, o chefe do Executivo goiano destacou a coragem do jornalista em coordenar os debates em uma eleição com muitos candidatos e um contexto político delicado. “Esse livro tem uma importância muito grande. Você conseguiu fazer com que o debate se transformasse num momento ímpar da história da democracia brasileira”, lembrou o governador, que na época tinha 34 anos e disputava sua primeira eleição, com outros 21 candidatos. “A partir dali tivemos um novo período na política do país”, completou.

“Naquele momento histórico existia um conflito legítimo e saudável”, lembrou o jornalista e escritor, que também pontuou a importância de Caiado na disputa. “O governador Ronaldo Caiado, naquele tempo um jovem líder ruralista, representante da UDR (União Democrática Ruralista), trazia uma mensagem muito forte. Era conflito garantido com outros setores da mesa, que também traziam bandeiras muito fortes. Do ponto de vista televisivo, foi espetacular. Do ponto de vista político, foi histórico”, avaliou Mitre.

O evento

O lançamento reuniu lideranças políticas e autoridades, entre ministros de Estado, ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), lideranças políticas e jornalistas, que compartilharam lembranças e acontecimentos marcantes. O governador assistiu a trechos dos embates e reviu fotos da época. “É algo indescritível, aos 39 anos de idade sentar naquela roda e disputar com os maiores debatedores do Brasil e com todas as tendências políticas e ideológicas. Eu, que já participei de várias eleições, para deputado, senador, governador de estado, nada foi tão marcante quanto a eleição de 89”, relembrou Caiado.

Liderança histórica do setor produtivo rural, o governador salientou ainda que as projeções que fez à época se concretizaram. “Naquela época, nós produzíamos em torno de 60 a 70 milhões de toneladas. O Brasil, hoje, produz 317 milhões de toneladas. Ninguém acreditava nesse potencial”, pontuou. Caiado e Mitre relembraram dos embates intensos e da participação de outros personagens importantes, como Leonel Brizola, Lula, Collor, Paulo Maluf, Mário Covas e a mediadora, a jornalista Marília Gabriela. “Eram os maiores debatedores do Brasil, ao mesmo tempo todas as tendências políticas e ideológicas estavam ali sentadas”, destacou o governador.

A obra

Considerado um dos maiores e mais experientes produtores de debates e duelos políticos no Brasil, Fernando Mitre retrata a visão das disputas como condutor dos debates, destaca os momentos cruciais, emocionantes e curiosos, além dos contextos políticos e eleitorais que envolviam as eleições. Autor do prefácio do livro, o antropólogo Roberto DaMatta classifica o texto de Mitre como um retrato dos “momentos mais emocionantes e pitorescos dos rituais pré-eleitorais” e pontua que Mitre “atinge na veia este palco revelando o ‘candidato’ a olho nu e em estado de graça.”