Press "Enter" to skip to content

Caiado ressalta expertise do policiamento nas fronteiras de Goiás

Última atualização 22/12/2023 | 12:55

O Estado de Goiás concluiu, nesta sexta-feira, 22, o treinamento de 36 policiais militares que passam a atuar na linha de frente em circunstâncias emergenciais e ameaças armadas, com treinamento e equipamentos específicos. Presente na formatura do 3° Curso de Caçador Designado, realizada em Goiânia, o governador Ronaldo Caiado recebeu os novos integrantes do grupo tático. “Essa formação é o avanço da expertise de combate à criminalidade. Em situações adversas, nossos policiais estão preparados para o combate”, disse ele.

Promovido pelo Comando de Operações de Divisas (COD), o curso é dedicado ao aperfeiçoamento em tiro e balística. A formação recebeu participantes de Goiás, Mato Grosso do Sul, bem como de outras forças de segurança como a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e as polícias Civil e Penal de Goiás.

O chefe do Executivo goiano reconheceu a efetividade do planejamento em segurança estadual. “Vamos estimular cada vez mais nossas forças de segurança para que desenvolvam as mais atuais e sofisticadas técnicas, com objetivo de, primeiro, fazer a prevenção ao crime e, também, poder enfrentar a criminalidade sem correr riscos”, afirmou.

Para o comandante-geral da PM, coronel André Henrique Avelar de Sousa, a formação representa maior eficiência das ações repressivas. “Os policiais desenvolvem um combate cada vez mais firme e efetivo à criminalidade”, resumiu. Após duas semanas de capacitação, o grupo está apto a integrar uma força-tarefa especializada, composta por agentes capacitados para atuar em operações táticas.

Operações de Divisas

O COD é responsável pela proteção das divisas territoriais e atua no combate aos crimes transfronteiriços, como tráfico internacional de drogas e armas e contrabando. Somente este ano a unidade apreendeu quatro toneladas de drogas, realizou 320 flagrantes e promoveu três cursos de caçadores e atiradores, entre outras ações. Também é atribuída à atuação eficiente do COD a ausência de registro de crimes de novo cangaço nos últimos anos no Estado.

A turma que se formou nesta sexta-feira (22/12) leva o nome do comandante do COD, tenente-coronel Edson Luís Souza Melo Rocha. Para ele, as formações promovidas dentro da PM dão à corporação a possibilidade de solucionar situações de conflito com eficiência. “Cada vez mais temos homens e mulheres preparados para o enfrentamento, para a ação preventiva e para a repressiva, um combate sempre muito firme e efetivo à criminalidade”, avaliou.