Press "Enter" to skip to content

“Calabreso”: palavra dita por Davi no BB24 intriga confinados e espectadores

Última atualização 01/02/2024 | 17:41

“Calabreso”. Afinal, o que significa essa palavra? Essa foi a pergunta que os participantes e telespectadores do Big Brother Brasil fizeram depois de mais um dos inúmeros barracos da casa. Na madrugada desta quinta-feira, 1, durante uma discussão com Lucas Henrique, o participante Davi pronunciou o termo, que gerou muitas dúvidas, levando alguns a questionarem se seria uma possível ofensa gordofóbica.

Durante a confusão, Davi disparava “Calabreso, calabreso” a Lucas Henrique enquanto gesticulava com as mãos, abrindo e fechando as pontas dos dedos. Lucas Henrique virou as costas e respondeu: “Você é moleque”. Foi quando outros participantes procuraram o brother, mas Davi não conseguiu dar uma explicação em detalhes sobre o significado do termo.

A dúvida persistiu na casa, impulsionando a pergunta “O que é ‘calabreso’?”. Fora do BBB24, o termo rapidamente se tornou um dos mais comentados nas redes sociais durante a manhã, despertando a curiosidade dos espectadores. A busca por esclarecimentos revelou que “calabreso” é um termo utilizado pelo humorista Toninho Tornado em suas esquetes de câmera escondida.

Conhecido por suas brincadeiras na rua, Toninho costuma trocar a última sílaba terminada em “a” por “o” em palavras comuns. Após a viralização da discussão, Toninho Tornado fez um pronunciamento oficial esclarecendo que “calabreso” é parte de seu estilo humorístico e tem um significado afetuoso.

Sem possuir um significado bem definido, “calabreso” é seu bordão peculiar, utilizado de maneira carinhosa em suas abordagens humorísticas.  Toninho costuma mudar a última sílaba terminada em “a” de uma determinada palavra para “o”. Por exemplo, “caldo de cano”, “salado de fruto” e “Diademo”, apenas por diversão.

O “basculho” no BBB 21

Naquela ocasião, durante uma discussão com Pocah, o pernambucano Gil do Vigor afirmou: “Eu não vim do lixo para perder para basculho.” A cantora carioca, contudo, não compreendeu a gíria, resultando em uma viralização nas redes sociais.

Na época, Fernanda Bérgamo, professora de redação e colunista da CBN Recife, esclareceu que “basculho” é um regionalismo antigo, referindo-se a restos indesejados que ficam abaixo do lixo. Segundo a professora, Gil utilizou a expressão para demonstrar seu desprezo por Pocah.

Pano para manga

Com assunto na boca do povo, muitos famosos entraram na conversa. Ana Maria Braga e Gil do Vigor trouxeram à tona a expressão que causou alvoroço em uma discussão no BBB 24: o “calabreso”. Durante o programa Mais Você desta quinta-feira, 1, a apresentadora revelou a origem do termo.

Curioso sobre o significado de “calabreso” e ciente da repercussão, Gil recorreu às redes sociais em busca de esclarecimentos. No programa, ele também compartilhou a saudade de um embate específico em sua participação anterior no reality, onde o termo “basculho” ganhou destaque.

Ao revisitar a discussão entre Davi e Lucas Henrique na casa, Ana Maria e Gil analisaram o uso da expressão “calabreso”. A apresentadora esclareceu: “‘Calabreso’ significa mal-educado, não tem mais que isso. Alguns participantes interpretaram erroneamente, sugerindo ser gordofobia, o que revoltou a apresentadora.”

Gil complementou, explicando que “calabreso” pode ser utilizado de forma semelhante a chamar alguém de “esquentado”, ressaltando que há uma tentativa de transformar o significado dentro da casa. Além disso, Ana Maria fez uma reflexão sobre a origem da pizza calabresa, porém brincou com o apetite gerado pela discussão em torno do “calabreso”.