Press "Enter" to skip to content

Card da Copa do Mundo com orientações do que não fazer, causa polêmica nas redes sociais

Última atualização 06/10/2022 | 18:01

Faltando 45 dias para Copa do Mundo no Catar, o evento causa polêmicas que acabam viralizando nas redes sociais. A mais recente se tornou notória no Twitter nesta quinta-feira, 6. Trata-se de um card com informações para se respeitar a religião e a cultura do país.

O card foi publicado na rede social de uma entidade não verificada, que se chama Reflita Seu Respeito. Na conta existem diversos conteúdos que são voltados para a “consolidação dos valores islâmicos que sustentam a identidade do Catar”.

Na imagem do card é possível observar vários comportamentos que devem ser evitados pelos visitantes durante a Copa do Mundo. São eles: beber álcool, a homossexualidade, imodéstia, profanidade, desrespeitar lugares de adoração, música e som altos, namorar e tirar foto de outras pessoas sem autorização.

Muitas críticas ao mundial foram feitas nas redes depois dessa publicação. Um usuário fez uma publicação falando “não tem como não ser preso em um jogo de Copa no Catar”, outro disse “Uma Copa sem amor, sem álcool, sem barulho, sem nada. Zero vontade de estar no Catar”.

Uns aproveitaram para brincar, a exemplo do internauta que postou: “Moleque, se sobrar UM brasileiro em liberdade no Catar ao final da Copa, o Brasil já é hexa sem jogar. A possibilidade do brasileiro não ser preso numa brincadeira dessas é ZERO”. Outros aproveitaram para protestar contra o país como um usuário do Twitter que disse: “a copa do preconceito, a copa em que é proibido ser feliz”

-Proibiram até o beijo Sou totalmente contra o catar”.

Outros comentários questionavam a entidade máxima do futebol, a Fifa, por ter permitido que o país sediasse a competição. O Catar vem recebendo duras críticas por parte dos torcedores por conta da religião. Alguns países passaram a tomar atitudes de boicote contra a escolha da entidade, casos de França e Dinamarca.

A Fifa criou, no site oficial da Copa do Mundo, uma aba voltada apenas a orientações de “consciência cultural”. Lá, a entidade pede para que as turistas “cubram os ombros e os joelhos ao visitar locais públicos, como museus e outros prédios governamentais” e ressalta que as roupas de banhos só são permitidas nas praias e nas piscinas dos hotéis. Mesmo, eles afirmando que as pessoas possam usar roupas da sua escolha, eles proibiram retirar a camisa dentro dos estádios.

Ainda segue permitido o consumo de álcool nas áreas designadas, como restaurantes licenciados e hotéis. A demonstração pública de afeto não poderá acontecer, da mesma forma na hora de tirar fotos sem permissão ou dentro de prédios do governo.

Confiram alguns posts do Twitter sobre o tema: