A startup japonesa Skydrive realizou seu primeiro vôo tripulado de carro voador SD-03. O modelo é considerado o menor do seu tipo no mundo. Até 2023, a empresa asiática espera empregar empregar um serviço de transporte com veículos voadores leves.
O projeto é financiado pela Toyota e outras 100 companhias. O Skydrive SD-03 realizou, em agosto, o primeiro vôo no campo de provas da Toyota, em Toyota (Japão). O vídeo mostra o veículo deslocando verticalmente e voando a poucos metros solo.
O SD-03 tem quatro metros de comprimento e quatro metros de largura, representando aproximadamente dois Chevrolet Onix estacionados lado a lado. O veículo é equipado com oito motores elétricos, possui capacidade apenas para o piloto e conta com um sistema computadorizado para garantir a estabilidade do vôo.
O fabricante espera conseguir até o final de 2020 a licença das autoridades japoneses para realizar voos de testes fora campo de provas da Toyota.
O veículo patrocinado pela Toyota ainda está em desenvolvimento e voa cerca de cinco a dez minutos. A expectativa é que os vôos durem até 30 minutos quando forem prontos para ser vendidos. Os desafios no momento são os tamanhos de baterias, controle de tráfego aéreo e infraestrutura.