Press "Enter" to skip to content

Casal de acumuladores é detido em operação da Prefeitura em Araçatuba

Última atualização 23/01/2024 | 14:48

Nesta segunda-feira,22, um casal de acumuladores foi detido durante uma operação de retirada de lixo da Prefeitura de Araçatuba, no interior de São Paulo. O casal se recusava a desapegar dos entulhos do imóvel da família, localizado no bairro Parque Verde.

Segundo a Secretaria de Assistência Social da cidade, os moradores sofrem do transtorno de acumulação compulsiva, caracterizado pela dificuldade persistente em descartar ou se desfazer de bens materiais. A ansiedade acaba gerando o congestionamento do ambiente ou até mesmo uma superlotação.

Servidores do município e representantes do Conselho Tutelar estiveram na residência pela manhã com ordem judicial para iniciar a retirada do entulho acumulado no local. O casal apresentou resistência à atuação do Poder Público chegando a agredir uma guarda municipal que acompanhava a limpeza, ela precisou de atendimento médico.

Foram necessárias 40 pessoas no primeiro dia da ação, que removeu 30 toneladas de lixo. A operação que dará continuidade nesta terça-feira,23, prevê que até 70 toneladas sejam retiradas do imóvel. Foram encontrados objetos e animais mortos como um cachorro e mais de 60 animais peçonhentos.

Além disso, uma força-tarefa para atender os adultos de jovens de 16 e 18 anos que moravam na residência foi montada oferecendo assistência social e auxílio a saúde física e psicológica dos quatro moradores do local.