Caso Fábia: PCGO cumpre mandados de busca e apreensão em Goiás, MT e SP

A Polícia Civil de Goiás, com apoio da Polícia Civil de São Paulo e do Mato Grosso, cumpre mandados de busca e apreensão relacionados à investigação da morte da pedagoga Fábia Cristina Santos. São cumpridos 21 mandados na manhã desta quinta-feira, 2, nas cidades de Quirinópolis e Paranaiguara, ambos municípios goianos, além de Presidente Prudente (SP) e Cuiabá (MT).

A Polícia Civil não divulgou detalhes e motivos do cumprimento dos mandados. Durante a investigação, um homem foi preso por porte ilegal de arma de fogo.

Crime

O corpo de Fábia Cristina Santos foi encontrado no último dia 22 de abril, após 40 dias desaparecida. A mulher não era vista desde o dia 9 de março, quando viajou de Goianira a Quirinópolis com o marido, Douglas José de Jesus, para a missa de 7º dia do pai dela.

A última imagem do casal foi registrada em um posto de combustíveis no bairro Cidade Jardim, em Goiânia. Nas imagens, o casal aparece em um veículo Ford Fiesta preto e abastecem o carro, saindo do local cinco minutos depois.

Durante o trajeto, a pedagoga chegou a enviar uma mensagem de texto pedindo ajuda ao filho. A última mensagem troca entre os dois foi enviada no mesmo momento em que o carro do casal foi multado e visto pela última vez trafegando acima da velocidade permitida, na GO-469, em Abadia de Goiás.

O corpo da pedagoga foi encontrado dentro do veículo, que estava abandonado em uma fazenda de Trindade. Segundo a Polícia Civil, foi necessária uma identificação da vítima por meio da arcada dentária pois o corpo estava esqueletizado e em estado avançado de decomposição.

Investigações apontam o marido de Fábia como o principal suspeito do crime. De acordo com a PCGO, Douglas José de Jesus usava o nome falso de Wander José da Silva há 30 anos, a fim de conseguir fugir da polícia pelo crime de duplo homicídio cometido em 1996, em Quirinópolis, junto com o tio. Ele estava foragido desde essa época.

Douglas chegou a ser levado para a Central de Flagrantes em 2016, mas foi liberado pois as impressões digitais batiam com o nome Wander, já que ele tinha o registro do documento.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Tratamentos eficazes para alta miopia: saiba mais e cuide da sua visão

A alta miopia é uma condição oftalmológica grave que afeta a qualidade de vida de muitas pessoas. Caracterizada pelo crescimento excessivo do globo ocular, essa condição faz com que a imagem se forme na frente da retina, resultando em visão borrada para objetos distantes. Altos míopes são aqueles que possuem mais de seis graus de refração, e o número de casos no Brasil está em crescimento alarmante.

De acordo com um relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS), a previsão é de que a alta miopia aumente em 54% no Brasil até 2030. Isso significa que o país pode ter cerca de 9,514 milhões de altos míopes dentro da próxima década. Esses dados são preocupantes e ressaltam a importância de buscar tratamentos adequados para essa condição oftalmológica.

Segundo o oftalmologista Leôncio Queiroz Neto, diretor executivo do Instituto Penido Burnier de Campinas, o estilo de vida tem mais influência no aumento da miopia do que a hereditariedade. Ele destaca que a miopia leve e moderada também está em crescimento, com previsão de aumento de casos nos próximos anos. Isso reforça a necessidade de buscar soluções eficazes para corrigir a visão.

Uma das formas de tratar a alta miopia é por meio do implante de lentes fácicas, como as lentes ICL. Essas lentes microfácicas são capazes de corrigir a miopia sem a necessidade de remover o cristalino ou desbastar a córnea. A técnica cirúrgica para o implante das lentes evoluiu muito ao longo dos anos, proporcionando um ajuste preciso e uma melhor refração para os pacientes.

Para saber mais sobre a alta miopia e os tratamentos disponíveis, acesse o site do Saúde em Dia, parceiro do Metrópoles. Lá você encontrará informações detalhadas sobre essa condição oftalmológica e as opções de tratamento existentes. Além disso, fique por dentro de todas as novidades na área de saúde seguindo a editoria de Saúde no Instagram. Não deixe de se informar e cuidar da sua visão e bem-estar com as últimas notícias sobre ciência e nutrição.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos