CBF evita paralisar Brasileirão e adia partidas de equipes gaúchas até o fim do mês

Devido às fortes chuvas dos últimos dias, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou nesta terça-feira, 7, que vai adiar todas as partidas envolvendo equipes do Rio Grande do Sul nas competições nacionais, como mandante ou visitante, previstas até o dia 27 de maio. A medida se estende para os outros torneios organizados pela entidade de todas as divisões do futebol brasileiro.

A decisão atende a pedido feito na segunda-feira, 6, pelos três times gaúchos da série A, Grêmio, Internacional e Juventude, para que suas partidas fossem adiadas por 20 dias. Os times também tinham uma expectativa de que a CBF pudesse paralisar todas as competições nacionais como forma de solidariedade à tragédia no RS, causada pelas fortes chuvas nas últimas semanas.

“Diante do atual cenário, tendo recebido na noite de 06 de maio de 2024 o ofício no. 57/2024, oriundo da Federação Gaúcha de Futebol (FGF), que encaminhou e endossou o pleito dos seus clubes filiados, a CBF informa que ficam adiadas todas as partidas envolvendo equipes do Rio Grande do Sul nas competições nacionais, como mandante ou visitante, previstas até o dia 27 de maio de 2024″, informou a CBF, em comunicado.

Além da Série A, a CBF também decidiu adiar os jogos dos gaúchos previstos para a Série C, Série D e o Brasileiro Feminino no fim de semana. Pela tabela do campeonato, os próximos jogos dos times gaúchos seriam entre Atlético-MG x Grêmio, no sábado, 11, na Arena MRV, e Internacional x Juventude, na segunda-feira, 13, no Beira-Rio.

Em uma conversa com os clubes da Série A nesta manhã, a CBF entendeu que não há uma decisão unânime sobre a paralisação 

O presidente da Federação Gaúcha de Futebol, Luciano Hocsman, afirma que para os clubes ‘a prioridade do momento é de apoio aos necessitados e as vítimas das enchentes no estado, e a restauração do mínimo de infraestrutura necessária para garantir a segurança de todos aqueles que participam de um evento esportivo’.

Jogos foram adiados

  • Atlético-MG x Grêmio
  • Internacional x Juventude (um pelo Brasileirão e dois jogos pela Copa do Brasil)
  • Fluminense x Juventude
  • Cuiabá x Internacional
  • Grêmio x Red Bull Bragantino
  • Flamengo x Grêmio
  • Internacional x São Paulo
  • Juventude x Vitória
  • Grêmio x Operário (Copa do Brasil)
  • Athletico-PR x Ypiranga-RS (Copa do Brasil)

O Rio Grande do Sul está em estado de calamidade pública em razão de 90 mortes, centenas de feridos e 132 desaparecidos na enchente que tomou conta de mais da metade do Estado.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Palmeiras depende apenas de si para conquistar o título do Brasileirão após vitória e tropeço do Botafogo

O Palmeiras está cada vez mais perto do tricampeonato do Brasileirão após uma vitória crucial contra o Bahia na 34ª rodada. O gol de Flaco López, marcado aos 44 minutos do segundo tempo, foi decisivo e catapultou o Palmeiras na disputa pelo título. Com essa vitória, as chances de o Palmeiras ser campeão aumentaram de 28% para 46%, um salto de 18 pontos percentuais.
 
Enquanto isso, o Botafogo, líder do campeonato, perdeu grande parte de sua vantagem após empatar com o Atlético-MG fora de casa. Embora tenha conquistado um ponto, as chances de o Botafogo ser campeão caíram de 66% para 50%. No entanto, o Botafogo ainda se mantém como favorito ao título, com quatro rodadas restantes.
 
Na próxima rodada, os dois principais concorrentes ao título enfrentarão adversários envolvidos na luta para evitar o rebaixamento. O Botafogo receberá o Vitória, time que venceu quatro dos últimos cinco jogos, enquanto o Palmeiras viajará para enfrentar o Atlético-GO, último colocado da tabela. Um confronto direto entre Palmeiras e Botafogo está agendado para a terça-feira, dia 26, às 21h30, no Allianz Parque, em um jogo que promete ser histórico pela liderança da classificação.
O Palmeiras está a dois pontos de distância do líder Botafogo e agora depende das próprias forças para conquistar o título. Com a pressão aumentando, os próximos jogos serão cruciais para definir o campeão do Brasileirão.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos