Última atualização 07/05/2024 | 17:29
Devido às fortes chuvas dos últimos dias, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou nesta terça-feira, 7, que vai adiar todas as partidas envolvendo equipes do Rio Grande do Sul nas competições nacionais, como mandante ou visitante, previstas até o dia 27 de maio. A medida se estende para os outros torneios organizados pela entidade de todas as divisões do futebol brasileiro.
A decisão atende a pedido feito na segunda-feira, 6, pelos três times gaúchos da série A, Grêmio, Internacional e Juventude, para que suas partidas fossem adiadas por 20 dias. Os times também tinham uma expectativa de que a CBF pudesse paralisar todas as competições nacionais como forma de solidariedade à tragédia no RS, causada pelas fortes chuvas nas últimas semanas.
“Diante do atual cenário, tendo recebido na noite de 06 de maio de 2024 o ofício no. 57/2024, oriundo da Federação Gaúcha de Futebol (FGF), que encaminhou e endossou o pleito dos seus clubes filiados, a CBF informa que ficam adiadas todas as partidas envolvendo equipes do Rio Grande do Sul nas competições nacionais, como mandante ou visitante, previstas até o dia 27 de maio de 2024″, informou a CBF, em comunicado.
Além da Série A, a CBF também decidiu adiar os jogos dos gaúchos previstos para a Série C, Série D e o Brasileiro Feminino no fim de semana. Pela tabela do campeonato, os próximos jogos dos times gaúchos seriam entre Atlético-MG x Grêmio, no sábado, 11, na Arena MRV, e Internacional x Juventude, na segunda-feira, 13, no Beira-Rio.
Em uma conversa com os clubes da Série A nesta manhã, a CBF entendeu que não há uma decisão unânime sobre a paralisação
O presidente da Federação Gaúcha de Futebol, Luciano Hocsman, afirma que para os clubes ‘a prioridade do momento é de apoio aos necessitados e as vítimas das enchentes no estado, e a restauração do mínimo de infraestrutura necessária para garantir a segurança de todos aqueles que participam de um evento esportivo’.
Jogos foram adiados
- Atlético-MG x Grêmio
- Internacional x Juventude (um pelo Brasileirão e dois jogos pela Copa do Brasil)
- Fluminense x Juventude
- Cuiabá x Internacional
- Grêmio x Red Bull Bragantino
- Flamengo x Grêmio
- Internacional x São Paulo
- Juventude x Vitória
- Grêmio x Operário (Copa do Brasil)
- Athletico-PR x Ypiranga-RS (Copa do Brasil)
O Rio Grande do Sul está em estado de calamidade pública em razão de 90 mortes, centenas de feridos e 132 desaparecidos na enchente que tomou conta de mais da metade do Estado.