Cemitérios municipais recebem preparativos para visitação durante feriado de Finados

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social (Sedhs), em parceria com a Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg), desenvolve trabalhos diversos nos quatro cemitérios municipais. A iniciativa faz parte da preparação dos locais para receber a população no dia 2 de novembro, Dia de Finados.

As atividades ocorrem paralelamente no Cemitério Santana, no Setor dos Funcionários; no Cemitério Parque, Urias Magalhães; Cemitério Vale da Paz, na GO-020, saída para Bela Vista; e no Cemitério Jardim da Saudade, no Setor Maísa, saída para Trindade.

Os serviços de limpeza, conservação e manutenção das áreas externas, internas e adjacentes foram reforçadas pela Comurg. Objetivo é manter as unidades limpas e acessíveis para visitação do público aos jazigos. Já as construções e reformas inerentes às sepulturas dos cemitérios municipais são de responsabilidade do titular do jazigo, mediante requerimento e pagamento de taxas.

A Sedhs conta com equipes de servidores uniformizados, distribuídos nas quatro unidades, a fim de promover a recepção e a orientação do público visitante em relação à localização dos jazigos e assuntos relacionados como os horários das programações religiosas que serão realizadas no dia. Kits de uniformes novos foram entregues aos servidores das unidades nesta terça-feira, 1. O público pode contar ainda com a instalação de banheiros químicos e apoio da Guarda Civil Metropolitana durante as visitações.

Embora a expectativa de visitação aos cemitérios municipais seja elevada, não é possível ainda mensurar o quantitativo de pessoas, em virtude do cenário pós-pandemia. Desde o início da semana, as unidades já estão recebendo visitas antecipadas ao feriado de Finados. O intuito é evitar as grandes aglomerações típicas dessa data. É importante ressaltar que as medidas preventivas de saúde continuam válidas.

Programação

A Sedhs disponibilizou entrada para os líderes de todas as religiões, a fim de que possam realizar cultos, distribuir panfletos e livros, além de realizar trabalho evangelístico e oferecer consolo aos frequentadores. Confira a programação:

Arquidiocese de Goiânia

Cemitério Parque – Missa: 7h, 9h, 11h, 14h, 17h
Cemitério Santana – Missa: 8h, 10h, 15h e 17h
Cemitério Vale da Paz – Missa: 8h, 10h, 14h e 16h
Cemitério Jardim da Saudade – Missa: 8h, 10h e 14h

Testemunhas de Jeová

Estarão na unidade do Jardim da Saudade com equipes distribuindo mensagens bíblicas e consolo aos frequentadores do espaço.

Igreja Adventista

Fará a entrega de livros e panfletos na unidade do Cemitério Parque.

Grupo EVG Consolador

Estarão em todas as unidades municipais realizando trabalho evangelístico.

Centro de Atendimento, Educação e Mediação da Família (CAEMFA) – Centro Espírita Caridade e Caminho

Estarão em todas as unidades realizando palestras, doações de livros e mensagens, além de cultos ecumênicos.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Natal do Bem amplia acesso com nova entrada pela BR-153

O acesso via BR-153 é novidade na edição do Natal do Bem 2024, em Goiânia. Este ano, o evento conta com seis áreas de estacionamento, sendo duas próximo à rodovia federal. Ao todo, são 12 mil vagas rotativas e gratuitas disponíveis para os visitantes.

Para chegar ao Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON) pela BR-153, é necessário seguir pela marginal no primeiro ponto de acesso – próximo à Universidade Paulista (Unip), virar à direita na Rua Recife/Araxá, fazer o retorno, virar à direita na Alameda Barbacena e, por fim, virar à esquerda na Rua 106.

Para quem preferir outro percurso, pode fazer o trajeto pela GO-020, virar à direita na Avenida Doutor José Hermano e seguir até os pontos de estacionamentos próximos ao CCON. Há equipes técnicas em todos os locais para orientar os visitantes.

Em todos os acessos (vias BR-153 e GO-020), há também pontos de embarque e desembarque para usuários de transporte por aplicativos.

Para os usuários do transporte coletivo, o Natal do Bem conta, este ano, com duas linhas exclusivas e gratuitas: uma com ponto de embarque e desembarque no Deck Sul 1 do Flamboyant Shopping, e outra com ponto em frente ao Museu Zoroastro, na Praça Cívica.

As linhas funcionam de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas. A Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC) também opera duas linhas regulares que atendem o itinerário até o local do evento: a 990, com parada no Terminal Praça da Bíblia, e a 991, no Terminal Isidória.

O Natal do Bem é uma iniciativa do governo estadual, por meio do Goiás Social e Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), e conta com entrada, estacionamentos e mais de 300 atrações culturais gratuitas.

O complexo natalino possui mais de 30 mil metros quadrados, quase três milhões de pontos de luz e uma Árvore de Natal de 40 metros de altura. A expectativa é que 1,5 milhão de pessoas visitem o evento, que segue até 5 de janeiro, de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas.

O evento conta com os patrocínios da Saneago, Flamboyant Shopping, Flamboyant Urbanismo, O Boticário, Sicoob, Sistema OCB, Equatorial e Mobi Transporte.

Mapa dos acessos ao Natal do Bem:

 

 

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos