Press "Enter" to skip to content

Centro de Controle Integrado da Prefeitura inibe ações criminosas e aumenta segurança em Goiânia

Última atualização 06/11/2023 | 10:40

Goiânia conta com um moderno e eficiente sistema de videomonitoramento, com câmeras instaladas em ruas, avenidas, parques ambientais, praças, escolas e unidades de saúde, que refletem diretamente na segurança da população. Os equipamentos ajudam a inibir ações criminosas, a exemplo de roubos, furtos e depredação ao patrimônio do município. No total, são mais de duas mil câmeras espalhadas pela cidade.

O Centro de Controle Integrado (CCI), operado na sede da Secretaria Municipal de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sictec), recebeu investimento de R$ 15 milhões na gestão do prefeito Rogério Cruz, recurso empregado, por exemplo, na instalação de fibra óptica e videomonitoramento, com 251 câmeras Speed Dome 360° de alta resolução e zoom, que garante visibilidade, agilidade e precisão. E, ainda, câmeras LPR para leitura de placas de veículos para o projeto de cercamento eletrônico e para o controle do tráfego dos ônibus no BRT Norte-Sul.

A tecnologia do cercamento eletrônico tem sido cada vez mais utilizada como uma importante aliada dos órgãos de segurança. Trata-se de um sistema inteligente de monitoramento composto por dispositivos de captura de imagens e recursos avançados de detecção e análise. É mais ferramenta para auxiliar, por exemplo, no combate ao furto e roubo de veículos.

O BRT Norte-Sul já dispõe de monitoramento de todo o seu trecho construído, com câmeras PTZ e LPR, e está em andamento a implantação de câmeras e Wi-Fi nos terminais e estações. Atualmente, há 32 câmeras instaladas no Terminal Isidória e 12 no Terminal Paulo Garcia. Já no Terminal Hailé Pinheiro, o processo de instalação está em andamento.

Além do BRT Norte-Sul, as câmeras também estão instaladas nos parques Macambira, da Vizinhança, Bernardo Ellis, Vaca Brava, Cascavel e Parque Flamboyant, e anda nas praças do Trabalhador, do Violeiro, do Sol, das Mães e do Ipê.

“Os investimentos serão constantes para que a GCM preste um serviço de excelência à nossa população. A fiscalização, orientação e conscientização de toda a população, em especial nas comunidades com atendimento a pessoas em situação de vulnerabilidade e dentro do procedimento operacional padrão, é uma prioridade da nossa Guarda”, assegura o prefeito de Goiânia, Rogério Cruz.

Tecnologia

A Sictec atua provendo toda a tecnologia necessária para que os órgãos presentes no Centro de Controle Integrado possam fazer uso dentro das suas atribuições, a exemplo das secretarias de Mobilidade Urbana, Educação e Saúde.

Com o sistema, a Sictec auxilia na elaboração de projetos unificados de videomonitoramento e segurança que sejam totalmente integrados e compatíveis com a tecnologia utilizada pela Guarda Civil Metropolitana.

“A Sictec atua trazendo para dentro do CCI o monitoramento das câmeras e alarmes implantados em diversas unidades de saúde e que agora podem ser monitoradas pela Guarda Civil”, explica o titular da pasta, Paulo César da Silva. “A Guarda Civil, através dos seus agentes presentes no CCI, aciona as unidades de rua, com base nas ligações recebidas pelo número 153 e das ocorrências geradas através das câmeras do Centro de Controle”, acrescenta.

No caso da Mobilidade, os agentes utilizam as câmeras do CCI para realizar a fiscalização e autuação de trânsito, como multas por estacionamento irregular, falta de cinto de segurança, uso do telefone celular, conversão irregular e demais infrações.

Comandante da Guarda Civil Metropolitana, Wellington Paranhos lembra que o monitoramento, antes de 2021, era precário, com poucas câmeras pela cidade, mas que essa realidade mudou a partir do início da gestão do prefeito Rogério, com a aquisição e instalação de novos equipamentos. “Estamos em tratativas, junto à Mobilidade, para compartilhamento de informações das nossas câmeras com as que possuem radares, que fazem a leitura de identificação de veículos furtados ou roubados, para que possamos fazer um trabalho ainda mais rápido, para recuperarmos esses produtos frutos de roubos e furtos”, afirma Paranhos.