Press "Enter" to skip to content

Chuva de meteoro poderá ser visto no céu em Goiás neste sábado, 06

Última atualização 05/05/2023 | 17:07

Um evento astronômico deve chamar atenção dos goianos neste sábado, 06. Uma chuva de meteoros formada por rastros do cometa Halley poderá ser vista a olho nu. A passagem está prevista para às 5h30 da manhã. A expectativa dos especialistas é que sejam registrados 55 meteoros por hora. Eles fazem parte do chamado Eta Aquarídeos, que fazem parte da constelação de Aquário. 

 

Os detritos deixados pelo meteoro ficam na órbita da Terra em torno do sol. Eles se tornam nítidos porque a alta velocidade de  241 mil quilômetros por hora permite visão privilegiada da luz que surgem no céu por segundos. A orientação para os interessados em acompanhar o evento é permanecer em local com pouca iluminação. A chuva de meteoros ocorre duas vezes ano ano, sendo mais intensa em maio e mais fraca em outubro.

 

A passagem do meteoro ocorre a cada 76 anos. A última vez foi em 1986. As partículas deixadas por ele surgem após colisão com asteroides ou outras forças gravitacionais. Elas são vistas no período em que a Terra faz o movimento de translação (uma volta completa em torno do Sol) e a força gravitacional atrais os fragmentos para a atmosfera terrestre.