Chuva de meteoros poderá ser vista em Goiás até esta sexta-feira, 15

Nasa divulga os meses em que chuvas de meteoros poderão ser vistas em 2024

Uma chuva de meteoros chegou ao seu pico nesta quarta-feira, 13, e poderá ser vista no estado de Goiás ainda nesta quinta e sexta, 14 e 15. De acordo com Clayton Gubio, astrônomo cultural do Instituto Gunstar, as chuvas de meteoros têm períodos de duração mais extensos. 

“Apesar do pico ser de ontem para hoje e de hoje para amanhã, é capaz que também de amanhã para depois as pessoas ainda consigam ver um bom número de meteoritos. Um dia, uma noite antes e uma noite depois do pico são noites muito boas para se assistir”, explica o astrônomo cultural ao Diário do Estado (DE)

A chuva chamada de Geminídeas, ou as geminianas, é decorrente de um asteroide, Faetonte, que deixou vários detritos. Clayton explica que, quando a Terra está girando dentro da Via Láctea, o asteroide passa pelo caminho dos detritos e a gravidade do centro da Terra os puxa, provocando essa chuva de meteoros. 

“Toda vez que ele passa nesse caminho, o asteroide desfragmenta, deixando algumas partes. Para que a gente tenha um risco luminoso no céu, é preciso que a partícula tenha até um pouco menos do que meia grama e já consegue formar um risco luminoso no céu”, descreve.

O astrônomo explica, ainda, que essa chuva de meteoros é famosa por conta do volume de meteoritos que é possível ver por uma pequena fração de tempo. “São 2.2 meteoros por minuto, isso é uma taxa muito grande, geralmente 150 meteoros por hora”, declara. O nome “Geminídeas” ou “geminianas” decorre por ela ter um radiante na constelação de Gêmeos. 

Quem quiser ainda apreciar o fenômeno deverá procurar um lugar sem luzes artificiais. A boa notícia é que a fase da Lua por esses dias favorece apreciar a chuva de meteoros. “Se o céu estiver aberto, as pessoas podem ter certeza que elas vão ter a oportunidade de ver algo incrível”, conclui Clayton. 

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Menina de 2 anos desaparecida é encontrada dormindo em guarda-roupa no Paraná

Uma menina de 2 anos, dada como desaparecida, foi localizada dormindo dentro de um guarda-roupa na própria residência, em Rolândia, Paraná. O caso aconteceu na tarde desta terça-feira, 24, e mobilizou a Polícia Militar após a família acionar as autoridades.

Segundo relatos da avó, que estava responsável pela criança no momento, as duas brincavam na sala quando ela se distraiu por alguns instantes. Logo depois, percebeu que a menina não estava mais no local e notou que o portão da casa estava aberto.

Preocupada, a avó descreveu à polícia como a neta estava vestida, o que deu início a buscas na região. Enquanto o registro da ocorrência era realizado, a criança foi encontrada dormindo dentro de um guarda-roupa, para alívio de todos.

A Polícia Militar do Paraná reforçou a importância de atenção redobrada com crianças pequenas e destacou que, felizmente, o desfecho do caso foi positivo.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp