Coletor de lixo agride cavalo em Valparaíso de Goiás; veja vídeo

Cenas chocantes: Coletor de lixo agride cavalo em Valparaíso de Goiás

Imagens de câmeras de segurança revelaram o momento em que um coletor de lixo agrediu e derrubou um cavalo em Valparaíso de Goiás, no Entorno do Distrito Federal. O incidente ocorreu na manhã do último sábado, 17.

A prefeitura emitiu nota repudiando a agressão, classificando-a como injustificável, e anunciou medidas administrativas contra o servidor envolvido.

O vídeo mostra o cavalo próximo a uma lixeira, enquanto o caminhão de coleta de lixo passa pela rua. Ao se aproximar do animal, um coletor desce do veículo, desfere socos e derruba o cavalo no chão.

Após a queda, o cavalo parece ter dificuldades para se levantar. Os outros coletores tentam ajudar, mas sem sucesso, acabam partindo. A Prefeitura de Valparaíso de Goiás afirmou que o animal já estava lesionado e em estado extremamente debilitado.

Em uma atualização da nota, a prefeitura informou que encontrou o proprietário do cavalo, mas este recusou a assistência veterinária, alegando que o animal estava debilitado por ingerir plástico. O dono afirmou que o cavalo fugiu e desconhecia seu paradeiro.

Veja o vídeo da agressão:

Nota de esclarecimento

O Governo Municipal de Valparaíso de Goiás informa que o caso está sendo devidamente apurado. Os envolvidos já foram identificados, restando a qualificação do dono do cavalo agredido.

No mais tardar, até a próxima terça-feira (20/02), esperamos que as medidas administrativas estejam encerradas e os devidos relatórios encaminhados à Polícia Civil do Estado de Goiás (PCGO), que sempre tem trabalhado em parceria e dado todo o apoio necessário ao Poder Executivo.

Ressaltamos que a ação do prestador de serviço é injustificável. Porém, não foi a causadora das lesões no cavalo, que caiu dessa forma por se encontrar extremamente debilitado.

Entendemos que a compaixão para com os animais é das mais nobres virtudes da natureza humana e a Prefeitura Municipal não aprova maus-tratos a qualquer espécie.

Não podemos esquecer que a liberdade, a integridade física e, sobretudo, a vida estão entre os direitos dos animais, assim como ocorre com os humanos.

Atualização da nota

Atualização (domingo, 18 de fevereiro – 09:56):

É importante informar que foi levado um Munck até o local e chegando o cavalo não foi encontrado para ser levado à Zoonoses.

Já sabemos que o dono retirou o animal do lugar. Após busca por informações, o gerente e o supervisor da Quebec conseguiram o número de telefone do dono do cavalo.

Contudo, o mesmo não informou endereço e não aceitou ajuda de veterinários dispostos a tratar do equino.

O tutor afirmou que já fez de tudo para melhorar a saúde do animal, que piorou após ter ingerido plástico e ficado muito debilitado. Ele afirmou que após isso o cavalo fugiu e negou-se a informar onde o mesmo está.

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Natal do Bem amplia acesso com nova entrada pela BR-153

O acesso via BR-153 é novidade na edição do Natal do Bem 2024, em Goiânia. Este ano, o evento conta com seis áreas de estacionamento, sendo duas próximo à rodovia federal. Ao todo, são 12 mil vagas rotativas e gratuitas disponíveis para os visitantes.

Para chegar ao Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON) pela BR-153, é necessário seguir pela marginal no primeiro ponto de acesso – próximo à Universidade Paulista (Unip), virar à direita na Rua Recife/Araxá, fazer o retorno, virar à direita na Alameda Barbacena e, por fim, virar à esquerda na Rua 106.

Para quem preferir outro percurso, pode fazer o trajeto pela GO-020, virar à direita na Avenida Doutor José Hermano e seguir até os pontos de estacionamentos próximos ao CCON. Há equipes técnicas em todos os locais para orientar os visitantes.

Em todos os acessos (vias BR-153 e GO-020), há também pontos de embarque e desembarque para usuários de transporte por aplicativos.

Para os usuários do transporte coletivo, o Natal do Bem conta, este ano, com duas linhas exclusivas e gratuitas: uma com ponto de embarque e desembarque no Deck Sul 1 do Flamboyant Shopping, e outra com ponto em frente ao Museu Zoroastro, na Praça Cívica.

As linhas funcionam de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas. A Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC) também opera duas linhas regulares que atendem o itinerário até o local do evento: a 990, com parada no Terminal Praça da Bíblia, e a 991, no Terminal Isidória.

O Natal do Bem é uma iniciativa do governo estadual, por meio do Goiás Social e Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), e conta com entrada, estacionamentos e mais de 300 atrações culturais gratuitas.

O complexo natalino possui mais de 30 mil metros quadrados, quase três milhões de pontos de luz e uma Árvore de Natal de 40 metros de altura. A expectativa é que 1,5 milhão de pessoas visitem o evento, que segue até 5 de janeiro, de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas.

O evento conta com os patrocínios da Saneago, Flamboyant Shopping, Flamboyant Urbanismo, O Boticário, Sicoob, Sistema OCB, Equatorial e Mobi Transporte.

Mapa dos acessos ao Natal do Bem:

 

 

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos