Press "Enter" to skip to content

Coletor de lixo agride cavalo em Valparaíso de Goiás; veja vídeo

Última atualização 19/02/2024 | 16:01

Imagens de câmeras de segurança revelaram o momento em que um coletor de lixo agrediu e derrubou um cavalo em Valparaíso de Goiás, no Entorno do Distrito Federal. O incidente ocorreu na manhã do último sábado, 17.

A prefeitura emitiu nota repudiando a agressão, classificando-a como injustificável, e anunciou medidas administrativas contra o servidor envolvido.

O vídeo mostra o cavalo próximo a uma lixeira, enquanto o caminhão de coleta de lixo passa pela rua. Ao se aproximar do animal, um coletor desce do veículo, desfere socos e derruba o cavalo no chão.

Após a queda, o cavalo parece ter dificuldades para se levantar. Os outros coletores tentam ajudar, mas sem sucesso, acabam partindo. A Prefeitura de Valparaíso de Goiás afirmou que o animal já estava lesionado e em estado extremamente debilitado.

Em uma atualização da nota, a prefeitura informou que encontrou o proprietário do cavalo, mas este recusou a assistência veterinária, alegando que o animal estava debilitado por ingerir plástico. O dono afirmou que o cavalo fugiu e desconhecia seu paradeiro.

Veja o vídeo da agressão:

Nota de esclarecimento

O Governo Municipal de Valparaíso de Goiás informa que o caso está sendo devidamente apurado. Os envolvidos já foram identificados, restando a qualificação do dono do cavalo agredido.

No mais tardar, até a próxima terça-feira (20/02), esperamos que as medidas administrativas estejam encerradas e os devidos relatórios encaminhados à Polícia Civil do Estado de Goiás (PCGO), que sempre tem trabalhado em parceria e dado todo o apoio necessário ao Poder Executivo.

Ressaltamos que a ação do prestador de serviço é injustificável. Porém, não foi a causadora das lesões no cavalo, que caiu dessa forma por se encontrar extremamente debilitado.

Entendemos que a compaixão para com os animais é das mais nobres virtudes da natureza humana e a Prefeitura Municipal não aprova maus-tratos a qualquer espécie.

Não podemos esquecer que a liberdade, a integridade física e, sobretudo, a vida estão entre os direitos dos animais, assim como ocorre com os humanos.

Atualização da nota

Atualização (domingo, 18 de fevereiro – 09:56):

É importante informar que foi levado um Munck até o local e chegando o cavalo não foi encontrado para ser levado à Zoonoses.

Já sabemos que o dono retirou o animal do lugar. Após busca por informações, o gerente e o supervisor da Quebec conseguiram o número de telefone do dono do cavalo.

Contudo, o mesmo não informou endereço e não aceitou ajuda de veterinários dispostos a tratar do equino.

O tutor afirmou que já fez de tudo para melhorar a saúde do animal, que piorou após ter ingerido plástico e ficado muito debilitado. Ele afirmou que após isso o cavalo fugiu e negou-se a informar onde o mesmo está.