Press "Enter" to skip to content

Com apoio do Governo de Goiás, exposição vence prêmio considerado “Oscar” dos quadrinhos

Última atualização 16/11/2023 | 11:22

A exposição goiana Shimamoto: Mestre do Quadrinho Brasileiro, de Júlio Shimamoto, recebeu o prêmio de Melhores de 2022 na 35ª edição do Troféu HQMIX. A mostra foi realizada por meio do Fundo de Arte e Cultura de Goiás (FAC), com apoio do Governo de Goiás e Secretaria de Estado da Cultura, e ficou instalada na Vila Cultural Cora Coralina entre setembro e novembro de 2022.

Shimamoto fez parte da Feira Gibirama, que reuniu centenas de desenhos originais do autor. A curadoria da mostra levou a assinatura de Márcia Deretti e Márcio Jr., este último parceiro de Shimamoto na HQ Cidade de Sangue (MMarte Produções, 2018).

“O quadrinho ainda não tem grande força na cultura, mas está em crescente desenvolvimento. É muito legal ver que esta exposição, que ocorreu na Vila Cultural Cora Coralina e teve o apoio do FAC, ganhou um prêmio tão importante. Isso impacta o setor cultural goiano, pois atinge proporções que chega a prêmios nacionais. Ressalto a importância do FAC, pois sem este apoio nada disso aconteceria”, destacou Márcio Jr.

Shima, como é conhecido profissionalmente, é considerado o maior quadrinista brasileiro por grande parte da crítica especializada. Ele tem 84 anos, sendo 64 dedicados a carreira. Coleciona prêmios tanto na publicidade quanto nos quadrinhos, tendo desenvolvido storyboards para comerciais de tevê e cinema.

O prêmio

Criado em 1988 pelos cartunistas Jal e Gual, tem a finalidade de premiar e divulgar a produção de histórias em quadrinhos, cartuns, charges e as artes gráficas como um todo no Brasil. É considerado o Oscar das premiações no setor do Brasil.

A cada ano são escolhidos, por meio de votação, os que mais se destacaram entre as várias categorias que compõem a premiação. O objetivo do troféu é divulgar, valorizar e premiar a produção de artes gráficas no Brasil. O design do troféu muda a cada ano, sempre homenageando algum personagem dos quadrinhos brasileiros. A solenidade de entrega dos prêmios deste ano ocorrerá no dia 06 de dezembro.