Press "Enter" to skip to content

Com demandas desde 2020, GCMs de Senador Canedo prometem greve

Os guardas civis municipais de Senador Canedo, na Região Metropolitana de Goiânia, protestaram nesta quarta-feira, 1º, contra a prefeitura. O grupo cobra o plano de carreira da categoria. Na próxima terça-feira, 7, os servidores vão se reunir novamente em assembleia, com paralisação total das atividades.

Para o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Municipais de Senador Canedo (SindiCanedo), João Batista, se a prefeitura tivesse a responsabilidade com os servidores, esse protesto não teria ocorrido. “A prefeitura nem deveria deixar acontecer esse movimento, já que o prefeito [Fernando Pellozo] fez o compromisso de campanha de atender aos direitos dos servidores. Hoje lutamos pelo plano de carreira, mas até hoje não foi cumprido”, salienta.

Batista critica a mesa de negociação criada pela Prefeitura de Senador Canedo.

“Se a mesa de negociação da gestão atendesse aos nossos direitos, esse movimento não estaria ocorrendo. Tudo o que queremos é o cumprimento das nossas demandas. O sindicato está aqui para cobrar”, frisa.

Ele acrescenta que na próxima quarta-feira, 7, vai haver paralisação das atividades. “Não havendo resposta favorável aos servidores no dia 7 de março, vamos marcar outra paralisação, já com indicativo de greve”, pontua.

O diretor jurídico do SindiCanedo, Darcy Júnior, explica que a reivindicação do projeto do plano de carreira começou em janeiro de 2020. “Em novembro de 2020 se iniciou as reuniões permanentes da mesa de negociação para implantação do plano de carreira. Dentre essas reivindicações, está a insalubridade e adicional noturno. O outro pleito é em relação ao risco de vida, que só paga 60%, mas queremos 100%. O município abre mão de negociar. Queremos o cumprimento daquilo que já foi negociado”.

Ao Diário do Estado (DE), a Secretaria Municipal de Comunicação e Eventos da Prefeitura de Senador Canedo informa que, em relação ao movimento anunciado pela GCM para esta quarta-feira, 1º, os serviços da corporação não foram afetados, com atendimento normal à população de Senador Canedo. “Informamos ainda que a atual gestão mantém diálogo permanente com todas as categorias do funcionalismo, estando ciente e aberta ao debate em torno das reivindicações da categoria, que sempre mereceu respeito e atenção com forte investimento na aquisição de veículos e equipamentos necessários para a atividade, com a sua constante valorização profissional”, diz o comunicado. A nota complementa ainda que o Plano de Cargos da GCM está sendo elaborado em conjunto com os servidores, dentro da Mesa Permanente de Negociação, instituída em 2021.