Press "Enter" to skip to content

Com pouso bem-sucedido de sonda, Japão é quinto país a “pisar” na Lua

Última atualização 19/01/2024 | 16:18

Cientistas e entusiastas espaciais no Japão e ao redor do mundo comemoraram com entusiasmo um grande feito nesta sexta-feira (aqui do Brasil). Com o sucesso do pouso da sonda SLIM, o país do Sol Nascente torna-se apenas o quinto país a pousar na lua. O Japão segue os passos dos EUA, Rússia, China e Índia.

Por volta das 12h20 (horário de Brasília), segundo informações da Agência Espacial Japonesa (Jaxa), a sonda apelidada de “Moon Sniper” (“Atirador Lunar”) pousou com sucesso na superfície lunar. Espectadores ao redor do mundo acompanharam a transmissão pela internet. As tensões aumentaram à meia-noite de sábado, durante a descida final da nave, apelidada de “20 minutos de terror”, na fase final do trajeto de quatro meses rumo à lua.

Este feito, em um ambiente com apenas um sexto da gravidade terrestre, representa um impulso significativo para o programa espacial japonês, que enfrentou uma série de contratempos nos últimos anos, incluindo a falha no lançamento do foguete H3 em março de 2023.

O SLIM do Japão, que significa “Smart Lander for Investigating Moon”, é uma missão de pesquisa de carga. Ele carrega uma variedade de cargas científicas, incluindo uma câmera de análise e um par de veículos lunares.

No ano passado, a empresa japonesa ispace fez sua primeira tentativa de pouso lunar, resultando em uma queda na fase final. Já neste mês, a empresa americana Astrobotic lançou sua primeira missão lunar. No entanto, enfrentou problemas logo após o lançamento, encerrando a viagem antes da tentativa de pouso lunar.

Novas tentativas estão em curso, com as empresas americanas Intuitive Machines e Firefly se preparando para lançar sondas lunares este ano. Já a China planeja enviar outra sonda lunar em maio. No ano passado, a Índia juntou-se à lista de pousos na Lua com sua missão Chandrayaan-3.