Press "Enter" to skip to content

Começam as testagens da Covid-19 na região noroeste de Goiânia

Começou, às 8h da manhã desta terça-feira, dia 10, a testagem de Covid-19 na região noroeste de Goiânia. Mais de 180 mil pessoas moram na região, que compreende 74 bairros.

Em entrevista ao nosso repórter Breno Magalhães, o Superintendente de Vigilância em Saúde de Goiânia, Yves Mauro, explicou todos os detalhes deste trabalho de diagnóstico da Covid.

Segundo ele, os testes começaram a ser feitos no Setor Guanabara, na semana passada. “Ao todo, fizemos 4.530 testes, e 640 deles deram positivo, o que representa 14,2%”. O atendimento, que começou nesta terça-feira, acontece em duas escolas: Leonísia Naves, no Setor Morada do Sol, por meio de drive-thru e pedestres, e no Escola Municipal Stephania Alves Bispo, somente para pedestres.

Das 8h da manhã até as 17h, pessoas assintomáticas acima de 12 anos podem se dirigir ao local e fazer o teste rápido, que fica pronto num prazo de 20 a 30 minutos, segundo o superintendente. “Não recomendamos que pessoas sintomáticas venham buscar esse atendimento”, observa Yves, para evitar o contágio de outras pessoas.

Caso o exame rápido dê negativo, o paciente pode ir para casa e pegar o laudo completo pela internet. Mas, se der positivo, prontamente o paciente será encaminhado para cuidados médicos. Depois, de acordo com Yves Mauro, “o paciente será monitorado pelo serviço de telemedicina da Secretaria de Saúde, em convênio com a UFG”, que ligará para conferir diariamente o desenvolvimento do estado de saúde.

Na entrevista completa, você verá mais detalhes da testagem, bem como os medicamentos usados para os que testarem positivo. Yves também avisa para a população: “Amanhã um drive-thru para testagem estará na região do Novo Mundo”. Fiquem atentos!

Confira a entrevista na íntegra: