Comissão da Câmara aprova meia-entrada para agentes de segurança pública

Assim como estudantes e idosos, integrantes de órgãos de segurança pública poderão ter direito à da meia-entrada. A Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados aprovou um projeto de lei que oferece o benefício à categoria, mediante a apresentação da carteira de identidade funcional.

O projeto aprovado é um substitutivo ao Projeto de Lei 1662/23, de autoria do deputado Fausto Santos Jr (União-AM), e foi elaborado pelo relator, deputado Sargento Gonçalves (PL-RN). A medida, justificam, tem como objetivo valorizar e prestigiar os profissionais, por entenderem que desempenham um papel crucial no combate ao crime.

O substitutivo altera a Lei 12.933/13, que estabelece descontos de 50% no preço dos ingressos para eventos artísticos, culturais e esportivos destinados a estudantes, pessoas idosas, pessoas com deficiência e jovens carentes de 15 a 29 anos. A meia-entrada será garantida para até 40% do total de bilhetes disponíveis.

O parecer do relator ajusta o texto original, mantendo o seu propósito. Sargento Gonçalves expressou seu apoio à iniciativa, afirmando: “Sou favorável a que toda medida que valorize e prestigie os agentes de segurança pública. Afinal, eles estão na linha de frente, lutando no dia-a-dia contra criminosos.”

O deputado Fausto Santos Jr., autor da proposta, destacou que o objetivo do projeto é estimular atividades de lazer, esportivas, culturais e de entretenimento para melhorar a qualidade de vida e fortalecer os vínculos familiares dos profissionais de segurança pública.

O projeto segue em tramitação e ainda será analisado pelas comissões de Cultura e de Constituição e Justiça e de Cidadania, em caráter conclusivo.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Ponte TO-MA: Mais dois corpos são localizados após queda no Rio Tocantins

Na quarta-feira, 25, mergulhadores localizaram mais dois corpos de vítimas do desabamento da ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, que liga o Maranhão ao Tocantins. As vítimas identificadas são Anisio Padilha Soares, de 43 anos, e Silvana dos Santos Rocha Soares, de 53 anos. Com essas localizações, o número de mortos na queda da ponte subiu para seis, enquanto onze pessoas ainda estão desaparecidas.

Desabamento

A ação foi realizada pelo Corpo de Bombeiros dos estados Maranhão, Tocantins e Pará, além da Marinha do Brasil. O desabamento ocorreu na tarde do último domingo, 22, na ponte localizada na BR-226, que conecta as cidades de Aguiarnópolis (TO) e Estreito (MA). Durante o acidente, oito veículos caíram no Rio Tocantins, incluindo um carro de passeio, duas motos e ao menos quatro caminhões.

As buscas pelas vítimas foram retomadas na manhã da quarta-feira com o auxílio de botes e a participação de 29 mergulhadores. A visibilidade é pouca e a forte correnteza, somada à profundidade de cerca de 50 metros no local do acidente, complica o trabalho dos mergulhadores, que enfrentam grandes desafios na operação de resgate.

De acordo com o DNIT, o desabamento ocorreu porque o vão central da ponte cedeu, e a causa do colapso ainda está sendo investigada.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp