Press "Enter" to skip to content

Como não tomar calotes na Black Friday? Veja

A Polícia Civil do Estado de Goiás, por meio da Delegacia Estadual de Investigações Criminais (Deic), elaborou uma cartilha a fim de auxiliar a população goiana e evitar que as pessoas sejam vítimas de estelionato durante a Black Friday 2020, que acontece nesta sexta, 27. Veja:

  1. Cuidado com links fraudulentos!

O golpista direciona a vítima para um site falso de uma loja virtual, muito parecida com a loja verdadeira. Para realizar as compras, são pedidos informações bancárias e pessoais. Alguns até pedem para instalar um aplicativo. Não caia nessa!

2.  Falsas mensagens!

Não clique em promoções que te ofereçam prêmios fake. Os golpistas podem pedir que você escreva códigos e faça instalações. Desse modo, eles podem monitorar tudo o que você faz no equipamento onde a instalação foi feita!

3. Falsos descontos!

O vendedor aumenta os preços antes da Black Friday, para diminuir depois. Uma solução seria olhar preços em várias lojas antes de sair comprando.

4. Outras dicas

Opte por sites conhecidos; evite comprar em conexões de Wi-fi públicas, onde os dados são mais facilmente roubados; na hora do pagamento, observe se antes do link da página, lá encima, tem um cadeado para marcar a segurança do site.

Desconfie de preços muito baixos; veja os comentários de outros compradores; olhe comentários sobre a loja em sites como o “Reclame Aqui”.

E depois do prejuízo, o que fazer?

  1. Registre ocorrência junto ao PROCON;
  2. Registre ocorrência na polícia;
  3. Ligue para o banco e cancele seu cartão;
  4. Guarde todos os comprovantes das compras feitas;

Dito isto, vamos às compras!

Isso vai fechar em 0 segundos