Press "Enter" to skip to content

Como tratar a insônia?

Em entrevista ao jornal Diário do Estado médica especialista em cardiologia e médica do esporte, Dra. Ana Elisa Crepaldi, falou sobre como tratar insônia, que consiste na dificuldade adormecer ou de manter-se dormindo.

A especialista falou sobre a importância de dormir nos horários certos. “Nós temos uma produção endógena de hormônios e fatores que acontecem durante o período do sono, existe o momento certo para isso, na verdade o sono é dividido em quatro etapas. N1, N2, N3 e R.E.M que é quando você sonha. Todas essas fases são importantes para o nosso descanso, às vezes a luz que acende durante a madrugada para ir ao banheiro atrapalha o sono. A gente tem o hormônio, a melatonina, que diminui ao longo da idade, e é necessária para o sono”, informa.

“A gente sabe que as pessoas que trabalham a noite, saiu um estudo sobre enfermeiras, têm risco aumentado até para câncer de mama, para o caso das mulheres que tem privação de sono, autora a parte hormonal, metabolismo. A gente precisa fazer o máximo possível para diminuir esse prejuízo de trabalhar a noite”, acrescenta a especialista.

A médica acrescenta quem pode, é importante ter o cochilo da tarde. “Quem pode descansar meia hora a tarde ajuda muito. Antes de tomar medicamento, o mais importante é organizar sua rotina, realizar atividade física, que melhora a qualidade de sono”, relata.

Ela acrescentou que após organizar a rotina, exercícios e alimentação é que define quais suplementos pode ser utilizado. “A valeriana é um bom medicamento, com doses com prescrição médica. Ela consegue induzir sono com maior facilidade, com resultados efetivos. Tem menos efeito colateral, utilizado antes de um medicamento controlado”, afirma.

Em relação a alimentação, ela explica que depende da rotina do paciente. “Tem paciente que diz que a melhor refeição é o jantar porque janta em família, existe uma parte social ai. Mas a refeição pode ser equilibrado e individual para cada paciente. Mas a noite uma refeição mais tranquila, pois digestão atrapalha o sono, faz um chá. Não mexer com telas azuis como, celular, televisão, tablet, que atrapalha o sono”, informa.

Assista a entrevista completa: