Confira em quais municípios goianos é feriado no Dia da Consciência Negra

Confira em quais municípios goianos é feriado no Dia da Consciência Negra

Nesta segunda-feira, 20, é comemorado o Dia Nacional da Consciência Negra, entretanto em apenas alguns estados e municípios brasileiros a data é feriado. Entre os estados que adotaram a data como feriado estão: Alagoas, Amazonas, Amapá, Mato Grosso, Rio de Janeiro e São Paulo. 

Os municípios têm autonomia para determinar se adotam ou não a data como feriado. Em Goiás, em apenas em dois municípios a data é feriado: Flores de Goiás e Santa Rita do Rio Araguaia, municípios localizados na região noroeste e na região sudoeste de Goiás, respectivamente. 

Em Goiânia e Aparecida de Goiânia, a data é apenas uma data comemorativa no calendário municipal. Na capital, já houve tentativas da Câmara Municipal de Vereadores em transformar o 20 de novembro em feriado, mas foi impedido pelo Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) por ter ultrapassado a quantidade de feriados permitidos aos municípios. 

Os municípios só podem decretar feriados civis para comemorar seu centenário de fundação com determinação em lei municipal e podem criar feriados religiosos desde que não ultrapassem um número superior a quatro feriados por ano, nestes já deve ser incluso a Sexta-feira da Paixão. 

Proposta de feriado nacional

No Congresso Nacional, tramitam diversas propostas de lei que pretendem tornar a data em feriado nacional. Uma delas foi apresentada pelo senador Randolfe Rodrigues (sem partido/AP), em 2021, e já foi aprovada pelo Senado Federal e está em tramitação na Câmara dos Deputados.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

PM intercepta munições de uso restrito destinadas a organização criminosa

Policiais do Comando de Operações de Divisas (COD) da Polícia Militar de Goiás realizaram uma importante apreensão na região Sul do estado, nesta quarta-feira, 20. Durante operação de rotina em ônibus interestadual, as equipes localizaram um carregamento de 560 munições de uso restrito, como os calibres 9mm, .380, .38 e .25.

O material estava escondido em uma caixa no compartimento de bagagens do veículo.

O comandante do COD, Major Bravo, explica que as informações levantadas dão conta de que as munições iriam abastecer o crime no Rio Grande do Norte.

“A investigação aponta que as munições, oriundas do estado de São Paulo, seriam destinadas a uma organização criminosa atuante no Rio Grande do Norte. O grupo utilizaria o armamento em conflitos relacionados ao tráfico de drogas, intensificando a violência na disputa por território”, disse o comandante.

Após a abordagem, todo o material apreendido foi encaminhado à delegacia de Itumbiara, onde serão realizados os procedimentos legais e aprofundadas as investigações sobre o caso.

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos