Press "Enter" to skip to content

Conheça Gabriel Attal, primeiro-ministro mais jovem da França e abertamente gay

Última atualização 09/01/2024 | 16:00

De estagiário no Ministério da Saúde para ocupar a segunda posição mais alta no governo francês. Esta é a incrível trajetória de pouco mais de uma década de Gabriel Attal. Aos 34 anos, tornou-se o primeiro-ministro mais jovem da França e o primeiro líder abertamente gay do governo, nesta terça-feira, 9.

Após a renúncia de Élisabeth Borne na segunda, Attal foi nomeado pelo presidente Emmanuel Macron, que o saudou em seu perfil no X, antigo Twitter. É visto como uma estrela em ascensão e um dos cotados para assumir o lugar de Macron quando ele deixar o cargo em 2027.

 

O novo primeiro-ministro tem adotado medidas criticadas por partidos de esquerda e por associações de defesa dos imigrantes, como a proibição das abayas nas escolas, as túnicas usadas por mulheres muçulmanas.

Proveniente de uma família privilegiada, Attal destacou-se nos primeiros anos da presidência de Emmanuel Macron, sendo parte de um grupo de jovens bem-educados escolhidos para aconselhar o líder francês. Sua habilidade de falar publicamente sobre qualquer questão e sua destreza em encontrar as palavras certas lhe renderam o apelido de “Atirador de Palavras”.

Filho do advogado e produtor de cinema Yves Attal e de Marie de Couriss, descendente de cristãos ortodoxos de Odesa, Attal cresceu em Paris e foi educado na École Alsacienne. Seus amigos afirmam que sua ambição política foi despertada durante uma manifestação contra Jean-Mari Le Pen em 2002.

Em ascensão

Após estudar na Sciences Po University, Attal iniciou sua carreira política ao ingressar no Partido Socialista em 2006. Posteriormente, em 2016, juntou-se ao partido centrista En Marche de Macron. Desde então, sua ascensão tem sido tão rápida quanto a do próprio Macron.

Em 2019, Attal revelou que seu pai o aconselhou a sentir-se judeu devido ao possível antissemitismo associado ao seu nome. Seu percurso inclui passagens notáveis, como ser o mais jovem membro de governo sob a Quinta República aos 29 anos e ocupar cargos como chefe da LREM, porta-voz do governo, ministro das contas públicas e ministro da educação.

Em uma união civil com Stéphane Séjourné, Attal, agora no partido Renascimento, desempenha um papel crucial no governo Macron, revitalizando uma administração enfraquecida e inspirando uma geração mais jovem de eleitores desiludidos.