Aplicativo de transporte de passageiros exclusivo para mulheres chega a Goiânia

O medo, a insegurança e o assédio sofrido por mulheres podem estar com os dias contados, ao menos durante o uso de transporte por aplicativo em Goiânia. Um serviço exclusivo para elas, inclusive com condutoras, deve começar a entrar em operação até o início de abril. O Lady Driver também está previsto para outras cidades da Região Metropolitana.

A ideia é simples: um aplicativo que atenda as necessidades das mulheres. Isso significa oferecer corridas com segurança e conforto para as interessadas e ainda transportar filhos ou idosos vinculados a elas. Para isso, a empresária Stephânia Sousa pensou em uma modalidade diferenciada para solicitar a corrida. O agendamento é a única forma de pedir o serviço já que não há a opção do tipo on demand, comum aos aplicativos tradicionais.

“As pessoas estão acostumadas a pedir a viagem para o motorista mais próximo ir, mas a nossa proposta é qualidade de vida por meio da organização do tempo tanto para a passageira quanto para a motorista. Dessa forma, um agendamento com duas horas de antecedência no mínimo pode alcançar esse objetivo. A gente quer conectar essas mulheres para tornar as suas vidas melhores”, afirma.

O aplicativo pode ser baixado e um breve cadastro permite à mulher informar se pretende ser motorista ou passageira. Para as querem apenas o deslocamento, há três opções: lady, kiddo e care. Lady seria a mulher de 18 a 65 anos interessada em viajar, o kiddo é uma funcionalidade para mães ou responsáveis femininas que criam um perfil para uma criança de 8 a 16 anos ser transportada e o care está direcionado para corrida de idosos ou idosas a partir dos 66 anos. As solicitações são feitas por somente por mulheres com dados registrados na plataforma.

No caso das motoristas, o preenchimento de um formulário seguido de um treinamento as encaminha para atender na modalidade mais adequada para o perfil da condutora. As únicas exigências são ter um carro com até dez anos de uso com quatro portas e ar condicionado, além da observação Exerce Atividade Remunerada (EAR) na carteira de motorista.

A promessa do serviço, segundo Stephânia, está na otimização tempo e clareza no retorno financeiro. É que o custo da viagem depende da relação distância e tempo, ou seja, quanto mais longe e mais demorada a viagem, mais cara. Dessa forma, a passageira e a condutora sabem exatamente quanto pagarão e quanto receberão.

“No Lady Driver não existe a tarifa dinâmica, que aumenta o valor em caso de chuva, à noite ou final de semana. E se a mulher gostar muito da condutora, ela pode prioritar, que seria torná-la favorita, e na próxima viagem, essa mesma motorista vai buscá-la. Isso gera um vínculo, uma segurança maior para a nossa usuária do serviço, algo já sentido por elas em outros estados onde temos atuação”, diz a empresária.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Natal do Bem amplia acesso com nova entrada pela BR-153

O acesso via BR-153 é novidade na edição do Natal do Bem 2024, em Goiânia. Este ano, o evento conta com seis áreas de estacionamento, sendo duas próximo à rodovia federal. Ao todo, são 12 mil vagas rotativas e gratuitas disponíveis para os visitantes.

Para chegar ao Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON) pela BR-153, é necessário seguir pela marginal no primeiro ponto de acesso – próximo à Universidade Paulista (Unip), virar à direita na Rua Recife/Araxá, fazer o retorno, virar à direita na Alameda Barbacena e, por fim, virar à esquerda na Rua 106.

Para quem preferir outro percurso, pode fazer o trajeto pela GO-020, virar à direita na Avenida Doutor José Hermano e seguir até os pontos de estacionamentos próximos ao CCON. Há equipes técnicas em todos os locais para orientar os visitantes.

Em todos os acessos (vias BR-153 e GO-020), há também pontos de embarque e desembarque para usuários de transporte por aplicativos.

Para os usuários do transporte coletivo, o Natal do Bem conta, este ano, com duas linhas exclusivas e gratuitas: uma com ponto de embarque e desembarque no Deck Sul 1 do Flamboyant Shopping, e outra com ponto em frente ao Museu Zoroastro, na Praça Cívica.

As linhas funcionam de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas. A Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC) também opera duas linhas regulares que atendem o itinerário até o local do evento: a 990, com parada no Terminal Praça da Bíblia, e a 991, no Terminal Isidória.

O Natal do Bem é uma iniciativa do governo estadual, por meio do Goiás Social e Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), e conta com entrada, estacionamentos e mais de 300 atrações culturais gratuitas.

O complexo natalino possui mais de 30 mil metros quadrados, quase três milhões de pontos de luz e uma Árvore de Natal de 40 metros de altura. A expectativa é que 1,5 milhão de pessoas visitem o evento, que segue até 5 de janeiro, de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas.

O evento conta com os patrocínios da Saneago, Flamboyant Shopping, Flamboyant Urbanismo, O Boticário, Sicoob, Sistema OCB, Equatorial e Mobi Transporte.

Mapa dos acessos ao Natal do Bem:

 

 

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos