Press "Enter" to skip to content

Conquistas e superação no atletismo

A tradicional Minimaratona 31 de Julho. que acontece na cidade de Anápolis, não contará com sua edição 41 devido aos protocolos que proíbem aglomerações em função do combate à Covid-19.  Um dos principais atletas é Dirceu Alves da Silva de 74 anos que acumula 1.200 participações em corridas, 650 medalhas e 400 troféus em competições de mais de 21 países.

Nascido em Buritis, Minas Gerais (MG), Dirceu Alves da Silva chegou em Anápolis no dia 6 de janeiro de 1970 onde se casou, criou dois filhos gêmeos e mora até hoje. A lembrança mais antiga do atleta é de participar da 6ª Maratona realizada no ano de 1977.

Dirceu começou a praticar o atletismo de rendimento em 1985, aos 39 anos. No esporte encontrou o obstáculo por na época ele ser fumante, mas conta que a atividade física o trouxe qualidade de vida.

Hoje, aos 74 anos, recordou nomes de alguns atletas  que conheceu e que marcaram a Minimaratona 31 de Julho. “Colaborei para a vinda do Valdenor Pereira dos Santos, que inclusive bateu o recorde do percurso. Também o Marilson Gomes, que venceu duas vezes a Maratona de New York, além do Ronaldo da Costa que é recordista da Maratona de Berlim’’,conta.

No atletismo a especialidade de Dirceu são nas provas de 15 km, 21 km e 42 km. O atleta continua treinando em casa e aperfeiçoando na busca por novas metas. “Quando esse momento passar, voltaremos com tudo. Hoje estou me preparando para a Maratona de Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, que acontecerá em janeiro de 2021. Se tudo der certo, estarei lá”, conclui.