Pesquisadores chineses realizaram um estudo para investigar o impacto dos refrigerantes na fertilidade, focando no público masculino. Durante 15 dias, eles observaram 100 camundongos machos, divididos em dois grupos e alimentados com refrigerantes à base de cola de marcas famosas.
Ao final do experimento, os cientistas observaram que altas doses dos refrigerantes provocaram um aumento no tamanho dos testículos dos camundongos, o que levantou preocupações sobre possíveis problemas de fertilidade. Essa descoberta foi publicada na revista Acta Endocrinol e reforça pesquisas anteriores que já haviam feito essa associação.
Estudos anteriores, realizados na Dinamarca, também analisaram a relação entre a ingestão de refrigerantes à base de cola e a qualidade do sêmen. Com uma amostra de 2.554 homens jovens, os autores concluíram que o consumo excessivo dessas bebidas pode afetar negativamente a qualidade do sêmen, o que também levanta preocupações sobre a fertilidade masculina.
Embora mais pesquisas sejam necessárias para confirmar esses resultados, a pesquisa ressalta a importância de destacar que o consumo excessivo de refrigerantes à base de cola já é conhecido por ser prejudicial à saúde. Ainda recomendam evitar o consumo em excesso dessas bebidas para prevenir potenciais problemas de fertilidade e outras complicações relacionadas à saúde.