Press "Enter" to skip to content

Contas do SBT serão periciadas para definir indenização a autor de ‘Pantanal’

Última atualização 21/06/2022 | 16:27

O autor Benedito Ruy Barbosa finalmente descobrirá quanto receberá como indenização do SBT. Um julgamento realizado no Superior Tribunal de Justiça (STJ) nesta terça-feira, 21, decidiu que as contas da empresa deverão ser periciadas antes da definição do valor pela exibição não autorizada da novela “Pantanal”. O assunto movimenta os tribunais brasileiros há seis anos, desde quando o escritor teve garantido o direito pela reprodução indevida da obra. 

O romancista havia entrado com um recurso pedindo uma avaliação objetiva dos lucros obtidos pela emissora de Sílvio Santos com a veiculação da trama considerada um clássico dos anos 1990. Em decisões judiciais anteriores do tribunal paulista, a sentença atribuía ao magistrado a determinação subjetiva e arbitrária de um valor em específico para compensar danos morais e patrimoniais. 

Originalmente, a saga de pai e filho na criação de gado na região do Pantanal foi exibida na Rede Manchete. A reprise editada em questão ocorreu entre 2008 e 2009. O dramaturgo reclama que o SBT tinha direito sobre a obra apenas até o ano 2000, prazo conquistado por ter comprado a massa falida da extinta emissora. Neste ano, a rede Globo começou a veicular um remake da telenovela.