Press "Enter" to skip to content

Contribuinte com IPVA atrasado pode ter multa reduzida

Última atualização 08/11/2023 | 15:55

O contribuinte que perdeu o prazo de pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) em 2023, finalizado em outubro, pode fazer a quitação do imposto a qualquer momento. Entretanto, para pagar a multa mínima, de 8%, o contribuinte precisa fazê-lo até 30 dias após vencimento, ou seja, ainda neste mês de novembro, uma vez que o calendário de pagamento venceu no dia 20 de outubro.

PRAZOS E MULTAS

Entre 31 e 60 dias após o vencimento, a multa passa a ser de 12%. A multa máxima, de 20%, ocorre após 90 dias de inscrição na dívida ativa, alerta a Secretaria da Economia.

Levantamento da Gerência de IPVA, da Secretaria de Economia, mostra que ainda há cerca de 700 mil veículos, o que corresponde a 34% da frota tributável, circulando sem pagar o IPVA de 2023 em Goiás.

O Documento de Arrecadação (Dare) para os proprietários de veículos com placas finais de 1 e 2 ainda pode ser obtido no site do Detran-GO, até o dia 10 de dezembro. Depois, vai migrar para o site da Economia e o parcelamento estará disponível em seis vezes consecutivas.

Para os demais finais de placas com vencimento em 2023, o parcelamento em seis vezes ocorrerá a partir de janeiro de 2024, assim que o Dare estiver disponível na Secretaria de Economia. Devedores de IPVA de anos anteriores podem regularizar a situação a qualquer momento no site da pasta.

Confira abaixo os prazos com os respectivos descontos para o pagamento do IPVA em atraso de 2023:

Contribuinte que pagar IPVA atrasado dentro de 30 dias tem multa reduzida
(Arte: Economia-GO)