Press "Enter" to skip to content

Copa do Mundo: Brasil vence a Sérvia por 2 a 0

Última atualização 25/11/2022 | 08:27

Depois da ilustre estreia do Brasil nesta quarta-feira, 24, contra a Sérvia, em Doha, no Catar, a tão sonhada sexta estrela pode sim pintar na camisa da ‘Amarelinha’. O Brasil, sem dificuldades, bateu a ‘fragil’ Sérvia, considerada a seleção mais perigosa da primeira fase, com dois gols do Pombo, como é conhecido o atacante Richarlison. 

A primeira bola a balançar as redes foi uma oportunidade de centroavante, mas o Pombo fez ‘valer’ a camisa 9 histórica de Ronaldo Fenômeno ao marcar um belo gol de voleio, ampliando o placar para o Brasil no segundo tempo. Resta saber, será que Richarlison será o herói do hexa, como Fenômeno foi do penta? Apenas a história, ou melhor, os jogos vão dizer. 

Primeiro tempo

A partida começou com a Seleção Brasileira tendo o controle da bola e cercando a área da Sérvia, que apostava nos erros de passe do Brasil para partir no contra-ataque áereo. Com a defesa sérvia bem postada, Casemiro e Neymar arriscaram de fora, mas sem causar perigo para o goleiro Vanja Milinkovic-Savic, que se consagrou como um dos melhores jogadores em campo.

As melhores oportunidades brasileiras terminaram na defesa do goleiro da Sérvia, que mesmo tendo uma diferença visível em relação à qualidade, conseguiu segurar o placar e até chegou algumas vezes ao gol, mas sem perigo. O goleiro Alisson, por outro lado, trabalhou pouco. 

Neymar, que saiu aparentemente lesionado (chegou a chorar no banco), tentou com uma cobrança de escanteio direto, depois Thiago Silva achou Vini Junior (um dos melhores em campo) na esquerda. O atacante tentou driblar o goleiro, mas acabou perdendo a bola.

Depois, em jogada de escanteio, Paquetá tocou de calcanhar para Raphinha que tentou cruzar rasteiro, sem sucesso. O primeiro tempo acabou no 0 a 0, com boas chances para o Brasil abrir o placar.

Segundo tempo

A Seleção Brasileira começou a segunda etapa pressionando. Logo aos 7 minutos, Raphinha teve uma chance dentro da área, mas acabou travado pela marcação da Sérvia. Depois de muita insistência, veio o gol.

Aos 16 minutos, Neymar tira a marcação e na sobra Vini bate rasteiro. O goleiro sérvio chegou a fazer a defesa, mas como um 9 ‘raiz’, Richarlison não deixou passar e abriu o placar. O resultado? 1 x 0 Brasil.

O Brasil continuou pressionando e em outra boa jogada, Vini cruzou para Richarlison, que ajeitou e bateu de voleio fazendo um golaço, ampliando a vantagem da seleção para 2 x 0. A Seleção Brasileira continuou pressionando e criando oportunidades, chegando a mandar duas bolas na trave, mas sem conseguir balançar as redes.

Esquema

Tite fez valer a expectativa de um time ofensivo, que levasse de novo aos olhos do mundo o conhecido futebol-arte da seleção brasileira. Não foi para tanto. As peças são talentosas, mas diferentes de gerações campeãs.

A mobilidade do time sem o volante Fred, no entanto, é inegável. Casemiro era o jogador de marcação, com Lucas Paquetá, Neymar, Raphinha, Richarlison e Vini Jr, a novidade na frente, no esquema 4-1-2-3.

Próximo encontro 

O Brasil encerrou a primeira rodada do Grupo G da Copa do Mundo. O próximo compromisso do time verde-amarelo será contra a Suíça, na segunda-feira, às 13 horas (de Brasília), no estádio 974. Vale lembrar que os suíços venceram mais cedo os camaroneses por 1 a 0. Os dois mais bem classificados da chave avançam às oitavas de final.