Última atualização 05/07/2022 | 09:15
O corpo de uma baleia jubarte apareceu na praia de Guaiú, em Santa Cruz Cabrália, no litoral sul da Bahia. No estado em questão, é a primeira vez que surge um animal dessa espécie em uma praia neste ano. Porém, analisando o Brasil como um todo, é o sétimo caso de uma gigante dos mares encalhando na areia em 2022.
Baleia na Bahia
No último sábado, 2, pesquisadores do Projeto Baleia Jubarte encontraram o animal, uma jubarte macho adulto de 13 metros de comprimento. Não é primeira vez que isso acontece no Brasil neste ano. No dia 2 de junho, por exemplo, biólogos e moradores encontraram uma baleia de 11 metros no litoral de São Paulo, com ferimentos e lesões causados por instrumentos de pesca.
Não foi o caso da jubarte que apareceu na Bahia. De acordo com os pesquisadores, o cenário mais provável é de que o animal morreu no mar, ficando à deriva até encalhar na praia de Guaiú.
É a sétima vez que uma baleia encalha em praia brasileira neste ano. O fenômeno vem se tornando cada vez mais comum devido ao aumento na população das jubartes, desde o fim das atividades de caça na região.
Na Costa das Baleias, por exemplo, cuja localização fica na Bahia, é possível observar saltos dos animais no mar. As jubartes podem chegar até 16 metros de comprimento, com peso de 40 toneladas.